Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais

Código DGES

M149

Duração

2 anos

Créditos ECTS

120


Apresentação

O Mestrado foi estruturado de modo a proporcionar os conhecimentos e capacidades necessários ao Desenvolvimento profissional de gestores, economista e quadros superiores. Procura, ainda, facultar uma formação específica no domínio científico da gestão e da economia. Este programa, em termos de conteúdos, pode ser considerado como específico, focando-se em cada uma das áreas de especialização. Neste sentido tem como principais objetivos: proporcionar uma formação sólida e atualizada que permita ao profissional tomar decisões eficazes em diferentes contextos e posições de gestão; fomentar a utilização de métodos e técnicas de gestão e/ou de economia, de modo a que se utilizem conhecimentos de forma integrada na análise e resolução de problemas; e desenvolver capacidades de liderança, tomada de decisão e de comunicação oral e escrita necessárias para a compreensão e avaliação de situações complexas. O segundo ano deste programa compreende a elaboração de um trabalho de investigação.

Objetivos

O Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais tem como principais objetivos proporcionar uma Formação específica em gestão e economia nas diversas técnicas e instrumentos de suporte que permitam desenvolver capacidade de liderança, tomada de decisão e um conhecimento transversal a toda a organização. Estes objetivos são operacionalizados a três níveis: 1. Domínio técnico: compreende o conjunto de conhecimentos científicos técnicos necessários à compreensão e atuação ao nível da gestão em geral; 2. Domínio teórico: compreende os referenciais teóricos de cada uma das áreas disciplinares abordadas, as metodologias, as técnicas e os instrumentos que possibilitarão a correta atuação, decisão e desenvolvimento dos indivíduos em contexto de trabalho; 3. Domínio prático: compreende o fomento da capacidade autodidata de aprendizagem.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos: a) titulares do grau de licenciado em Gestão, Economia ou outra licenciatura considerada adequada para ingresso no ciclo de estudos; b) candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da UAc como atestando capacidade para a realização do mestrado.

Saídas Profissionais

Gestão geral: diretor geral, administrador ou diretor de uma área funcional ou divisão; Marketing: diretor de marketing, gestor de conta, gestor de produto e consultor de marketing; Finanças: diretor financeiro, auditor, analista de projetos, técnico de controlo orçamental e avaliação de empresas); Recursos humanos: diretor ou consultor de recursos humanos; Economia e políticas públicas: autor de estudos e projetos de cariz macroeconómico e microeconómico, colaborador na delineação e avaliação de políticas públicas com impacto na economia.

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral, regime presencial em horário pós-laboral.

Diretor de Curso

Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges Tiago
maria.tp.tiago@uac.pt

Acreditações
  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • ACEF/1920/0304912
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Ef 2850/2011 de 18-03-2011
Documentos

Plano de Estudos

Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais - Área de especialização em Economia e Políticas Públicas

Código Nome Ano Semestre
0201034 Comportamento Organizacional 1º Ano 1º Semestre
0201520 Economia Aplicada 1º Ano 1º Semestre
0201017 Gestão Estratégica 1º Ano 2º Semestre
0201509 Métodos Quantitativos para a Economia e Gestão 1º Ano 2º Semestre
0201013 Dissertação/Projecto/Estágio 2º Ano Anual

Disciplinas Opcionais

Código Nome Ano Semestre
0201030 Complementos de Marketing 1º Ano 1º Semestre
0200992 Controlo de Gestão 1º Ano 1º Semestre
0200981 Economia do Ambiente 1º Ano 1º Semestre
0201046 Economia do Trabalho 1º Ano 1º Semestre
0201018 Instrumentos Financeiros 1º Ano 1º Semestre
0201043 Marketing de Serviços 1º Ano 1º Semestre
0201022 Mercado de Capitais 1º Ano 1º Semestre
0201019 Recursos Humanos 1º Ano 1º Semestre
0201527 Análise e Relato Financeiro 1º Ano 2º Semestre
0201506 Contabilidade e Gestão Fiscal 1º Ano 2º Semestre
0201021 Estudos de Mercado 1º Ano 2º Semestre
0201047 Finanças Internacionais 1º Ano 2º Semestre
0201011 Finanças Públicas 1º Ano 2º Semestre
0201031 Legislação Laboral 1º Ano 2º Semestre
0201016 Marketing Internacional 1º Ano 2º Semestre
0201032 Negociação e Comunicação 1º Ano 2º Semestre
0201012 Turismo e Desenvolvimento 1º Ano 2º Semestre

Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais - Área de especialização em Finanças e Contabilidade

Código Nome Ano Semestre
0201034 Comportamento Organizacional 1º Ano 1º Semestre
0201520 Economia Aplicada 1º Ano 1º Semestre
0201017 Gestão Estratégica 1º Ano 2º Semestre
0201509 Métodos Quantitativos para a Economia e Gestão 1º Ano 2º Semestre
0201013 Dissertação/Projecto/Estágio 2º Ano Anual

Disciplinas Opcionais

Código Nome Ano Semestre
0201030 Complementos de Marketing 1º Ano 1º Semestre
0200992 Controlo de Gestão 1º Ano 1º Semestre
0200981 Economia do Ambiente 1º Ano 1º Semestre
0201046 Economia do Trabalho 1º Ano 1º Semestre
0201018 Instrumentos Financeiros 1º Ano 1º Semestre
0201043 Marketing de Serviços 1º Ano 1º Semestre
0201022 Mercado de Capitais 1º Ano 1º Semestre
0201019 Recursos Humanos 1º Ano 1º Semestre
0201527 Análise e Relato Financeiro 1º Ano 2º Semestre
0201506 Contabilidade e Gestão Fiscal 1º Ano 2º Semestre
0201021 Estudos de Mercado 1º Ano 2º Semestre
0201047 Finanças Internacionais 1º Ano 2º Semestre
0201011 Finanças Públicas 1º Ano 2º Semestre
0201031 Legislação Laboral 1º Ano 2º Semestre
0201016 Marketing Internacional 1º Ano 2º Semestre
0201032 Negociação e Comunicação 1º Ano 2º Semestre
0201012 Turismo e Desenvolvimento 1º Ano 2º Semestre

Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais - Área de especialização em Gestão de Recursos Humanos

Código Nome Ano Semestre
0201034 Comportamento Organizacional 1º Ano 1º Semestre
0201520 Economia Aplicada 1º Ano 1º Semestre
0201017 Gestão Estratégica 1º Ano 2º Semestre
0201509 Métodos Quantitativos para a Economia e Gestão 1º Ano 2º Semestre
0201013 Dissertação/Projecto/Estágio 2º Ano Anual

Disciplinas Opcionais

Código Nome Ano Semestre
0201030 Complementos de Marketing 1º Ano 1º Semestre
0200992 Controlo de Gestão 1º Ano 1º Semestre
0200981 Economia do Ambiente 1º Ano 1º Semestre
0201046 Economia do Trabalho 1º Ano 1º Semestre
0201018 Instrumentos Financeiros 1º Ano 1º Semestre
0201043 Marketing de Serviços 1º Ano 1º Semestre
0201022 Mercado de Capitais 1º Ano 1º Semestre
0201019 Recursos Humanos 1º Ano 1º Semestre
0201527 Análise e Relato Financeiro 1º Ano 2º Semestre
0201506 Contabilidade e Gestão Fiscal 1º Ano 2º Semestre
0201021 Estudos de Mercado 1º Ano 2º Semestre
0201047 Finanças Internacionais 1º Ano 2º Semestre
0201011 Finanças Públicas 1º Ano 2º Semestre
0201031 Legislação Laboral 1º Ano 2º Semestre
0201016 Marketing Internacional 1º Ano 2º Semestre
0201032 Negociação e Comunicação 1º Ano 2º Semestre
0201012 Turismo e Desenvolvimento 1º Ano 2º Semestre

Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais - Área de especialização em Marketing

Código Nome Ano Semestre
0201034 Comportamento Organizacional 1º Ano 1º Semestre
0201520 Economia Aplicada 1º Ano 1º Semestre
0201017 Gestão Estratégica 1º Ano 2º Semestre
0201509 Métodos Quantitativos para a Economia e Gestão 1º Ano 2º Semestre
0201013 Dissertação/Projecto/Estágio 2º Ano Anual

Disciplinas Opcionais

Código Nome Ano Semestre
0201030 Complementos de Marketing 1º Ano 1º Semestre
0200992 Controlo de Gestão 1º Ano 1º Semestre
0200981 Economia do Ambiente 1º Ano 1º Semestre
0201046 Economia do Trabalho 1º Ano 1º Semestre
0201018 Instrumentos Financeiros 1º Ano 1º Semestre
0201043 Marketing de Serviços 1º Ano 1º Semestre
0201022 Mercado de Capitais 1º Ano 1º Semestre
0201019 Recursos Humanos 1º Ano 1º Semestre
0201527 Análise e Relato Financeiro 1º Ano 2º Semestre
0201506 Contabilidade e Gestão Fiscal 1º Ano 2º Semestre
0201021 Estudos de Mercado 1º Ano 2º Semestre
0201047 Finanças Internacionais 1º Ano 2º Semestre
0201011 Finanças Públicas 1º Ano 2º Semestre
0201031 Legislação Laboral 1º Ano 2º Semestre
0201016 Marketing Internacional 1º Ano 2º Semestre
0201032 Negociação e Comunicação 1º Ano 2º Semestre
0201012 Turismo e Desenvolvimento 1º Ano 2º Semestre