Recursos Humanos
Código
0201019Créditos ECTS
7.5Objetivos
Esta unidade curricular procura dotar os alunos de conhecimento para que possam compreender as principais funções e processos de gestão de recursos humanos.
Sendo esta área do saber um dos pilares necessários ao desenvolvimento de qualquer organização, conhecer e dominar os principais processos da função gestão de recursos humanos tem-se revelado cada vez mais importante, muito por força das constantes mutações verificadas nas organizações e na sua envolvente.
Pretende-se que os alunos, após a realização da disciplina, sejam capazes de:
1. Perspetivar as principais tendências evolutivas da GRH;
2. Evidenciar a importância dos recursos humanos como fator estratégico das organizações;
3. Assimilar as principais práticas que sustentam a GRH;
4. Adquirir uma atitude crítica sobre os principais desafios e tendências que se colocam à GRH;
5. Fomentar o pensamento crítico e analítico recorrendo à análise de problemáticas da GRH utilizando como metodologia o estudo de casos.
Programa
1. A Gestão Estratégica de RH
Evolução do conceito
Gestão Estratégica RH
2. Análise de funções
Definição, importância e objetivos
Técnicas e métodos de recolha da informação
Resultados
Fases de implementação
3. Recrutamento
O Processo de Recrutamento e Seleção
Tipos e métodos de Recrutamento
4. Seleção
O que é a Seleção?
Processo e técnicas de Seleção
5. Integração e retenção
Integração
Táticas de socialização
Conteúdos de socialização organizacional
Programa de integração inicial
Manual de acolhimento
Medidas de retenção
6. Avaliação e Gestão do Desempenho
Avaliação e Gestão de Desempenho
Aspetos práticos da GD
Quem deve fazer a avaliação
Métodos
Feedback
7. Formação e desenvolvimento de competências
Áreas de intervenção e relevância
Métodos e Técnicas
O Ciclo Formativo
Desenvolvimento de Competências
8. Sistemas de recompensas
Sistemas de Recompensas
Remuneração e suas componentes
Tipos de Sistemas de Recompensas
Métodos de Ensino
As metodologias privilegiadas para a componente teórica da disciplina são a exposição, a explicação, os audiovisuais e a interrogação/diálogo. Após apresentados e discutidos os temas em estudo, os alunos terão possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos. A componente prática da unidade curricular permite a consolidação de conhecimentos e a aplicação dos mesmos através da análise de textos, estudos de casos, roleplay e simulação, variando as metodologias de acordo com a sua aplicabilidade à temática em estudo.
Bibliografia
Armstrong, M. and Baron, A. Gestão do Capital Humano. Instituto Piaget – Sociedade e Organizações, Lisboa, 2009.
Costa, Ricardo. Persona – Manual Prático de Gestão das Pessoas. Bertrand Editora, Lisboa, 2003.
Cunha, M.P. et al.. Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Edições Sílabo, 2ª Edição, 2010.
Dessler, Gary. Human Resource Management. Pearson Education, Upper Saddle River, 2008.
Noe, R. et al. fundamentals of human Resource Management. First Edition, The McGraw-Hill Companies, New York, 2004.
Sousa, M. et al.. Gestão de Recursos Humanos: métodos e práticas, 4ª edição, Lidel, Lisboa, 2006.
Torrington, D., Hall, L., Taylor, S.. Human Resource Management, 7ª edição, Prentice Hall, Harlow, 2008.
Vroom, Victor H.. Gestão de Pessoas, não de pessoal. Os melhores métodos de motivação e avaliação de desempenho. 11ª Edição, Editora Campus, Harvard Business Review Book, Rio de Janeiro, 2005.
Método de Avaliação
- Frequência - 60 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %