Marketing Internacional
Código
0201016Créditos ECTS
7.5Objetivos
1) Apreender competências necessárias para a análise da influência do meio envolvente na atividade de marketing internacional;
2) Compreender a dinâmica e funcionamento dos mercados e dos processos de recolha de informação internacional;
3) Conhecer e saber operacionalizar as áreas de decisão em marketing internacional;
4) Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão dos alunos face a problemas reais de marketing num ambiente internacional.
Programa
A cadeira de marketing internacional encontra-se dividida em cinco partes:
Parte 1 – Introdução ao marketing internacional
Parte 2 – Os ambientes internacionais: económico, social, cultural, político e legal
Parte 3 – Comportamento do consumidor
Parte 4 – Os mercados internacionais: fontes de informação e formas de acesso
Parte 5 – Concepção e implementação de um plano de Marketing Internacional
Métodos de Ensino
Para se alcançarem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.
Bibliografia
Keegan, W. e Green, M. (2011). Global Marketing, 6ª Ed., Prentice Hall
Kotabe, M. e Helsen, K. (2010). Global Marketing Management, 5ª Ed., Hoboken, John Wiley & Sons, Inc.: NJ.
Czinkota, M., Kotabe, M. e Ronkainen, I. (2011). The Future of Global Business, New York: Routledge.
Viana, C. e Hortinha, J. (2002). Marketing Internacional, 2.ª Ed., Edições Sílabo: Lisboa.
Czinkota, M. e Ronkainen, I. (2004). International Marketing, 7.ª Ed., Thomson South-Western.
Johansson, J. (2003). Global Marketing Foreign Entry, Local Marketing, and Global Management, 3ª Ed., Mc Graw-Hill/Irwin
Método de Avaliação
- Frequência - 60 %
- Projeto em grupo - 40 %