Estudos de Mercado

Código

0201021

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1) Identificar as principais técnicas de estudos de mercado, a sua utilidade e as suas limitações;
2) Compreender a importância da gestão da informação na definição das estratégias de marketing;
3) Desenvolver/estruturar um plano de estudos de mercado;
4) Acumular conhecimentos para efetuar uma recolha e tratamento estatístico dos dados;
5) Inferir conclusões com base nos resultados obtidos nos tratamentos estatísticos dos dados.

Programa

A cadeira de estudos de mercado encontra-se dividida em cinco partes:

1. Introdução aos estudos de mercado.
2. O processo de investigação comercial.
3. Design da investigação.
4. Recolha, preparação e análise de dados.
5. Sistemas de apoio à decisão em marketing.

Métodos de Ensino

Para se alcançarem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, discussão de casos de estudo, resolução de exercícios, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.

Bibliografia

  • Malhotra, N. (2019). Marketing Research: an applied orientation (7th Ed.). Pearson Education.

  • Malhotra, N., Birks, D. e Nunan, D. (2017). Marketing Research: An applied approach (5th Ed.). Prentice Hall.

  • Maroco, J. (2014). Análise Estatística – Com utilização do SPSS Statistics (8a Edição). Edições Sílabo.

  • Reis, E., Melo, P., Andrade, R. e Calapez, T. (2021). Estatística Aplicada 1 (7a Edição). Edições Sílabo.

Método de Avaliação