Economia do Trabalho
Código
0201046Créditos ECTS
7.5Objetivos
1) Compreender os principais modelos teóricos utilizados pelos economistas para descrever o funcionamento e a afetação de recursos no mercado de trabalho;
2) Resolver problemas, recorrendo à formalização matemática, com base nos modelos teóricos estudados;
3) Enquadrar e interpretar situações específicas no âmbito dos modelos estudados, incluindo os resultados de estudos empíricos.
Programa
1. Oferta, Procura e Equilíbrio no Mercado de Trabalho
2. Escolarização, Formação Profissional e o Mercado de Trabalho
3. A Teoria das Diferenças Salariais Compensatórias
4. A Mobilidade do Fator Trabalho
5. Discriminação no Mercado de Trabalho
6. Os Sindicatos e o Mercado de Trabalho
7. Sistemas de Incentivos
8. Evidência Empírica sobre a Distribuição dos Salários
Métodos de Ensino
O formato de lecionação é composto por aulas teóricas complementadas por aulas práticas. Cada capítulo inicia-se com uma ou mais questões colocadas aos alunos onde o docente ouve durante alguns minutos a opinião dos mesmos e tenta conduzi-los, se tal se mostrar necessário, para um raciocínio próximo daquilo que será então lecionado na aula teórica. Nas aulas teóricas, que se seguem após esta breve auscultação, o docente expõe então a teoria económica referente a cada capítulo, com recurso à análise gráfica e à formalização matemática. As aulas práticas destinam-se à resolução de exercícios com recurso à formalização matemática, perguntas de escolha múltipla, assim como a comentar textos e afirmações, nomeadamente as veiculadas pela imprensa, ao abrigo dos modelos apresentados nas aulas teóricas.
Bibliografia
Borjas, G. (2012). Labor Economics (7th Edition). New York: McGraw-Hill.
Ehrenberg, R. & Smith, R. (2014). Modern Labor Economics (12th Edition). New York: Pearson Higher Education.
Filer, R., Hamermesh, D. e Rees, A. (1996). The Economics of Work and Pay (6th Edition). New York: Harper Collins Publishers.
Artigos científicos a fornecer aos alunos.