Mestrado em Gestão de Empresas (MBA)

Código DGES

9298

Duração

2 anos

Créditos ECTS

120


Apresentação

O Mestrado foi estruturado de modo a promover uma sólida formação científica e o desenvolvimento das competências necessárias à capacitação profissional dos gestores, quadros superiores, empresários e empreendedores. Este programa promove conteúdos transversais no domínio da gestão, que possibilitam uma progressão na carreia e uma atualização de conhecimentos técnicos. O primeiro ano contempla 15 unidades curriculares, divididas por 3 trimestres, perfazendo 60 ECTS. O segundo ano compreende a elaboração de um trabalho de investigação, consubstanciado numa dissertação, trabalho de projeto ou relatório de estágio, também correspondendo a 60 ECTS.

Objetivos

O Mestrado em Gestão de Empresas (MBA) tem como principais objetivos proporcionar uma formação transversal no domínio da gestão, consubstanciada pelo emprego de diferentes técnicas e utilização das principais ferramentas de gestão, que permitem alavancar as capacidades de tomada de decisão e liderança. Neste sentido, permite ao profissional tomar decisões eficazes em diferentes contextos e posições de gestão; fomentar a utilização de métodos e técnicas de gestão, empregando, de forma integrada, os conhecimentos na análise e resolução de problemas de cariz empresarial; e desenvolver capacidades de liderança, tomada de decisão, inovação e de comunicação oral e escrita, necessárias para a compreensão e avaliação de situações complexas.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao mestrado: a) Os titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal; b) Os titulares de grau académico superior estrangeiro ou equivalente legal, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro ou equivalente legal, reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico da UAc; d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico da UAc como atestando capacidade para a realização do mestrado.

Saídas Profissionais

Gestão: diretor geral, assessor da administração, assessor de direção de qualquer área funcional ou divisão, consultor de gestão; Marketing: diretor ou consultor de marketing, gestor de marcas, gestor de produto e gestor de redes sociais; Finanças: diretor financeiro, assistente do diretor financeiro, controller e analista de projetos; Recursos Humanos: diretor, assessor da direção ou consultor de recursos humanos.

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral, regime presencial em horário pós-laboral.

Diretor de Curso

Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges Tiago
maria.tp.tiago@uac.pt

Acreditações
  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • ACEF/1718/0104907
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Ef 2858/2011 de 18-03-2011
Documentos

Plano de Estudos

Código Nome Ano Semestre
0200512 Análise Financeira 1º Ano 1º Trimestre
0200508 Comportamento Organizacional 1º Ano 1º Trimestre
0200554 Contabilidade e Gestão Fiscal 1º Ano 1º Trimestre
0200548 Economia Aplicada 1º Ano 1º Trimestre
0200532 Métodos Estatísticos 1º Ano 1º Trimestre
0200544 Estratégia Empresarial 1º Ano 2º Trimestre
0200509 Finanças 1º Ano 2º Trimestre
0200533 Marketing 1º Ano 2º Trimestre
0200524 Produção e Operações 1º Ano 2º Trimestre
0200523 Recursos Humanos 1º Ano 2º Trimestre
0200531 Complementos de Finanças 1º Ano 3º Trimestre
0200546 Complementos de Marketing 1º Ano 3º Trimestre
0200510 Controlo de Gestão 1º Ano 3º Trimestre
0200547 Política Económica 1º Ano 3º Trimestre
02015462 Seminário 1º Ano 3º Trimestre
02015473 Dissertação/Trabalho de Projeto/Relatório de Estágio 2º Ano Anual