Marketing

Código

0200533

Créditos ECTS

4

Objetivos

1) Promover o conhecimento e compreensão conceitos estruturantes de marketing e as principais técnicas de marketing-mix;
2) Estimular o desenvolvimento da consciencialização para as várias tipologias de marketing;
3) Promover do reconhecimento do comportamento do consumidor como determinante para o desenvolvimento de novas ofertas de mercado;
4) Desenvolver a capacidade de tomada de decisão estratégica e operacional em marketing;
5) Dotar os alunos das competências necessárias para o desenvolvimento de um plano de marketing.

Programa

1. Conceitos Fundamentais de Marketing
2. Auditoria do Ambiente de Marketing
3. Marketing Estratégico
4. Marketing Operacional

Métodos de Ensino

Para se alcançarem os objetivos da unidade curricular é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.  Haverá uma frequência e um projeto em grupo com vista a permitir aos alunos a obtenção de experiência prática no desenvolvimento e justificação de tomadas de decisão estratégica de marketing.

Bibliografia

Aaker, D., Kumer, V., & Day, D. (2012). Marketing Research. John Wiley & Sons.

Bendle, N., Farris, P.., Pfeifer, P., & Reibstein, D. (2021). Marketing Metrics (4th ed.). Prentice Hall.

de Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Publicações Dom Quixote.

Kotabe, M., & Helsen, K. (2004). Global Marketing Management (3rd ed.). John Wiley & Sons.

Kotler, P., & Keller, K. (2016). Framework for Marketing Management (7th ed.). Prentice Hall.

Kotler, P., & Armstrong, G. (2021). Principles of Marketing (17th ed.). Prentice Hall.

Payne, A., Christopher, M., Clark, M., & Peck, H. (2003). Relationship Marketing: for competitive advantage. Butterworth Heinemann.

Método de Avaliação

  • Frequência - 60 %
  • Projecto - 40 %