Mestrado em Gestão de Destinos Turísticos

Código DGES

MF43

Duração

2 anos

Créditos ECTS

120


Apresentação

O mestrado em Gestão de Destinos Turísticos pretende desenvolver competências necessárias para um planeamento e gestão mais sustentáveis e resilientes dos Destinos Turísticos, assim como das empresas que integram a cadeia produtiva do turismo. Tendo por base os fundamentos do turismo sustentável, o ciclo de estudos permite o desenvolvimento de hard e soft skills para profissionais que pretendam criar ou liderar negócios no setor do turismo, além de desenvolver projetos, em âmbito público ou privado. Explorando teorias, métodos e práticas inovadoras, assentes em conceitos transdisciplinares de empreendedorismo, sustentabilidade, marketing, gestão e investigação científica, tem em vista a capacitação para a tomada de decisão em prol de Destinos Turísticos mais responsáveis, sustentáveis, inovadores e competitivos

Objetivos

O mestrado em Gestão de Destinos Turísticos tem como principais objetivos: a) qualificar recursos humanos em prol de uma atuação vocacionada para a sustentabilidade e a inovação em turismo; b) oferecer uma opção formativa de 2.º ciclo, no campo do conhecimento do turismo, aos estudantes que terminam o 1.º ciclo na Universidade dos Açores ou em outras universidades; c) aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos, assim como o marketing responsável; d) disponibilizar formação metodológica completa que possibilite respostas adequadas a problemas de investigação em turismo; e) estimular o empreendedorismo em turismo, seja o intraempreendedorismo ou a criação de empresas turísticas; f) formar pessoas capazes de gerir impactos ambientais, socioculturais e económicos do turismo, no âmbito de destinos turísticos; g) fomentar a inovação e a adoção tecnológica no turismo com foco em modelos de negócios sustentáveis, a partir da mudança de paradigmas.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos: a) titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, em Turismo, Gestão, Economia, ou áreas afins; b) titulares de grau académico superior estrangeiro, ou equivalente legal, em Turismo, Gestão, Economia, ou áreas afins, conferido na sequência de um 1.º ciclo, organizado de acordo com os Princípios do Processo de Bolonha; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro, ou equivalente legal, em Turismo, Gestão, Economia, ou áreas afins, reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores; d) candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores como atestando capacidade para a realização do mestrado.

Saídas Profissionais

As saídas profissionais do mestrado inserem-se em funções de maior responsabilidade ao nível do planeamento e da gestão de destinos, atrações e outros serviços turísticos, tanto em organismos públicos, como em empresas do setor: - Quadros superiores de empresas de Turismo, Recreio e Lazer; - Organizações de Gestão de Destinos (DMO); - Organismos Públicos do Turismo; - Departamentos de Turismo de Câmaras Municipais; - Associações profissionais da área do Turismo; - Consultores e investigadores da área do Turismo; - Professores na área da formação turística; - Empreendedores da área do Turismo, Recreio e Lazer.

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral; Regime presencial, com possibilidade de oferta de até 25% dos ECTS na modalidade de ensino à distância; e horário pós-laboral.

Diretor de Curso

Ana Isabel Damião de Serpa Arruda Moniz
ana.id.moniz@uac.pt

Documentos

Plano de Estudos

Código Nome Ano Semestre
02017226 Desafios e Tendências do Turismo 1º Ano 1º Semestre
02017237 Empreendedorismo e Inovação em Turismo 1º Ano 1º Semestre
02016406 Gestão de Destinos Turísticos Sustentáveis 1º Ano 1º Semestre
02016923 Métodos de Investigação em Turismo I 1º Ano 1º Semestre
02017248 Marketing e Branding de Destinos Turísticos 1º Ano 2º Semestre
02016494 Métodos de Investigação em Turismo II 1º Ano 2º Semestre
02016483 Turismo Inteligente 1º Ano 2º Semestre
02016934 Turismo e Desenvolvimento 1º Ano 2º Semestre

Disciplinas Opcionais

Código Nome Ano Semestre
02017252 Dissertação 2º Ano Anual
02017274 Relatório de Estágio 2º Ano Anual
02017263 Trabalho de Projeto 2º Ano Anual