Economia para os Media
Código
04008072Créditos ECTS
12Objetivos
1. Identificar as referências nacionais e internacionais de jornalismo económico atual em órgãos de comunicação social generalistas e especializados e problematizar tendências atuais nesta área;
2. Conhecer e interpretar os documentos contabilísticos essenciais e compreender indicadores de análise financeira;
3. Conhecer vários métodos de avaliação de empresas e negócios e interpretar a informação dos mercados financeiros;
4. Reconhecer a forma de funcionamento dos mercados e a sua regulação;
5. Conhecer o funcionamento do mercado de trabalho e a evolução da economia europeia, portuguesa e regional;
6. Compreender tópicos fundamentais de política orçamental e monetária.
Programa
1. Jornalismo económico: média, contextos e tendências
2. Análise financeira e setor público empresarial regional
3. Finanças empresariais
4. Mercados financeiros
5. Oferta e procura: mercados e regulação
6. Economia do turismo
7. Mercado de trabalho e qualificação
8. Economia europeia, portuguesa e regional
9. Finanças públicas e documentos orçamentais
10. Política monetária e setor bancário
11. Seminário de jornalismo económico
Métodos de Ensino
O curso tem um total de 100 horas de contato, teórico-práticas. Para além do método expositivo, privilegia-se a apresentação e a discussão de casos práticos, com um enfoque na interação entre o docente e os discentes e entre os próprios discentes.
Avaliação: A avaliação final consta de um trabalho individual sobre qualquer das temáticas lecionadas nos módulos. Nota final igual ou superior a 10 valores e assiduidade a pelo menos 75% das horas do curso.
Bibliografia
A definir pela equipa de docentes em cada módulo.
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %