Economia para os Media

Código

04008072

Créditos ECTS

12

Objetivos

1. Identificar as referências nacionais e internacionais de jornalismo económico atual em órgãos de comunicação social generalistas e especializados e problematizar tendências atuais nesta área; 
2. Conhecer e interpretar os documentos contabilísticos essenciais e compreender indicadores de análise financeira; 
3. Conhecer vários métodos de avaliação de empresas e negócios e interpretar a informação dos mercados financeiros; 
4. Reconhecer a forma de funcionamento dos mercados e a sua regulação;
5. Conhecer o funcionamento do mercado de trabalho e a evolução da economia europeia, portuguesa e regional;
6. Compreender tópicos fundamentais de política orçamental e monetária.

Programa

1. Jornalismo económico: média, contextos e tendências 
2. Análise financeira e setor público empresarial regional 
3. Finanças empresariais 
4. Mercados financeiros 
5. Oferta e procura: mercados e regulação 
6. Economia do turismo 
7. Mercado de trabalho e qualificação 
8. Economia europeia, portuguesa e regional 
9. Finanças públicas e documentos orçamentais 
10. Política monetária e setor bancário 
11. Seminário de jornalismo económico

Métodos de Ensino

O curso tem um total de 100 horas de contato, teórico-práticas. Para além do método expositivo, privilegia-se a apresentação e a discussão de casos práticos, com um enfoque na interação entre o docente e os discentes e entre os próprios discentes.

Avaliação: A avaliação final consta de um trabalho individual sobre qualquer das temáticas lecionadas nos módulos. Nota final igual ou superior a 10 valores e assiduidade a pelo menos 75% das horas do curso.

Bibliografia

A definir pela equipa de docentes em cada módulo.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %