Métodos de Investigação em Gestão I
Código
02017325Créditos ECTS
7.5Objetivos
- Compreender modelos conceptuais na área da Gestão;
- Utilizar ferramentas estatísticas para testar hipóteses na área da Gestão;
- Construir inquéritos por questionário em Gestão;
- Construir e estimar modelos na área da Gestão;
- Comunicar resultados de investigação em Gestão.
Programa
- Investigação em Gestão
- Medição e escalas
- Amostragem
- Formulação de hipóteses em Gestão
- Redução de dados
- Construção de modelos em Gestão
- Comunicação dos resultados de investigação em Gestão
Métodos de Ensino
Diferente de um curso padrão de estatística, nesta unidade curricular deixa-se pouco espaço para a discussão teórica dos métodos apresentados. Em vez disso, visa-se fornecer informações práticas sobre a sua aplicação e uma discussão sobre as suas vantagens e desvantagens. Apresentam-se muitos exemplos e referências a estudos semelhantes que, em muitos casos, substituem a exposição teórica dos métodos a estudar. Supõe-se que o aluno tenha pelo menos uma compreensão básica e alguma familiaridade com técnicas elementares de estatística, pelo que nesta UC se desenvolverão modelos de gestão suportados em métodos de tratamentos de dados. A apresentação das diferentes técnicas é feita com a ajuda do software SPSS- Statistical Package for the Social Sciences.
A avaliação poderá ser realizada em regime de frequência ou em regime de exame. A avaliação em regime de frequência é constituída por uma prova de avaliação escrita (80%) e por um trabalho prático (20%). No regime de exame a avaliação inclui apenas a realização de uma prova de avaliação escrita.
Bibliografia
Bibliografia de consulta/existência obrigatória:
Anderson, D. R., Sweeney, D. J., Williams, T. A., Camm, J. D. & Cochran, J. J. (2015). Statistics for Business and Economics. Cengage Learning, Boston.
Frances, P.H. & Paap, R. (2010). Quantitative models in marketing research. Cambridge University Press, Cambridge.
Malhotra, N. (2021). Marketing Research: an applied orientation. Prentice Hall, New York.
Maroco, J. (2021). Análise estatística com o SPSS Statistics. ReportNumber, Lisboa.
Newbold, P., Carlson, B. & Thorne, B. (2019). Statistics for Business and Economics. Pearson Education Limited, Harlow.
Sekaran, U., & Bougie, R. (2020). Research methods for business: A skill building approach. 8 Ed., John Wiley & Sons.
Wooldridge, J. (2019). Introductory Econometrics: a Modern Approach. South-Western Cengage Learning.
Método de Avaliação
- Frequência - 80 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 20 %
