Marketing e Branding de Destinos Turísticos

Código

02017248

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1. Compreender os conceitos fundamentais do marketing do turismo e discutir como se pode utilizar as ferramentas de marketing para promover a sustentabilidade do turismo nos destinos turísticos, tornando-os lugares melhores para visitar e viver;
2. Descrever os processos de elaboração de uma estratégia de marketing e de definição das políticas de marketing operacional no contexto da atividade turística;
3. Identificar e descrever a importância e os benefícios do branding do destino e da certificação do destino, como um fator de identidade, conexão emocional e notoriedade;
4. Aplicar a abordagem da comunicação integrada de marketing aos destinos turísticos, com ênfase no place storytelling para aumentar a reputação da marca na era digital;
5. Elaborar um plano operacional para o desenvolvimento de uma marca ao nível de um destino turístico;
6. Desenvolver competências interpessoais, de comunicação, de entreajuda, de gestão do tempo e de planeamento.

Programa

1. Introdução ao marketing dos destinos turísticos
1.1 Conceito de destino e de marketing dos destinos turísticos
1.2 Princípios de desenvolvimento turístico sustentável ou responsável

2. O planeamento de marketing dos destinos turísticos
2.1 Metas e objetivos no processo de planeamento de marketing
2.2 Componentes do modelo PRICE
2.3 Etapas do sistema de marketing de um destino turístico
2.4 Conteúdo de um plano de marketing de um destino turístico
2.5 Análise de planos estratégicos de marketing nacionais e regionais

3. O branding, a certificação e a comunicação integrada de marketing dos destinos turísticos
3.1 Branding de destinos turísticos
3.2 Certificação de destinos turísticos
3.3 Comunicação integrada de marketing
3.4 Place storytelling

4. O comportamento do consumidor, a segmentação e as tendências globais de consumo
4.1 Comportamento do consumidor, segmentação e tendências de consumo
4.2 Segmentos de mercado

5. O futuro do marketing dos destinos turísticos

Métodos de Ensino

O método de ensino baseia-se em aulas teórico-práticas, onde se combinam métodos expositivos conjuntamente com modos participativos, aliando a exposição de conteúdos programáticos à discussão de casos práticos e a apresentações de especialistas externos. A realização de um projeto em grupo serve de enquadramento para a participação prática e para a valorização das capacidades e competências dos estudantes, nomeadamente o aperfeiçoamento de competências de trabalho colaborativo. A plataforma MOODLE é utilizada como suporte à gestão da aprendizagem. 

A avaliação é efetuada através da realização de um teste de frequência (50%) e de projetos em grupo (50%) ou por exame (100%).

Bibliografia

- Font, X., & McCabe, S. (Eds.) (2018). Marketing for Sustainable Tourism. Routledge.
- Morrison, A.M. (2019). Marketing and Managing Tourism Destinations (2nd ed.). Routledge.
- Mossberg, L., Therkelsen, A., Huijbens, E. H., Björk, P., & Olsson, A. K. (2010). Storytelling and Destination Development. Norden – Nordic Innovation Center.
- Pike, S. (2020). Destination Marketing – Essentials (3rd ed.). Routledge.
- Sharma, A., Pulido-Fernández, J. I., & Hassam, A. (Eds.) (2020). Sustainable Destination Branding and Marketing: Strategies for Tourism Development. CABI.

Método de Avaliação