Desafios e Tendências do Turismo

Código

02017226

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1. Adquirir conhecimento e referências teóricas para analisar criticamente os desafios e tendências atuais do turismo;
2. Desenvolver competências de decisão e gestão de problemas éticos no turismo;
3. Compreender os efeitos, impactos e implicações da atividade turística para os destinos, cultura, sociedade e ambiente;
4. Elaborar respostas adequadas para os problemas encontrados em destinos turísticos de acordo com os princípios da gestão sustentável do turismo.

Programa

1. Turismo, sustentabilidade e ética
1.1 Turismo responsável, turismo regenerativo, slow tourism
1.2 Diversidade e inclusão, responsabilidade social

2. Turismo e sociedade
2.1 Governança, cidadania e capital social
2.2 Liderança e mudança

3. Turismo e turistas
3.1 Overtourism, sazonalidade, participação do turista

4. Turismo e cultura
4.1 Relacão turista-residente, património e transformação cultural, autenticidade

5. Turismo e ambiente
5.1 Alterações climáticas e descarbonização
5.2 Nature-based solutions

6. Turismo e mobilidade
6.1 Globalização e mobilidade sustentável
6.2 Aviação e cruzeiros

7. Turismo e o futuro

Métodos de Ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. Para se alcançarem os objetivos, é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, atividades em grupo e trabalhos escritos. As aulas terão uma forte componente prática com realização de atividades a aplicar conhecimentos e competências de investigação. A leitura e discussão de textos académicos de referência será uma componente central. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos e métodos apresentados. Nas aulas que contabilizam horas de contacto na modalidade de ensino a distância síncrono (até 25%, ou seja, 15 horas), serão realizadas tarefas de aprendizagem enquadradas na plataforma Moodle (ou outra em uso na UAc), solicitando a participação ativa dos alunos através, por exemplo, de análise de casos de estudo ou de artigos científicos.

A avaliação é efetuada através da realização de uma discussão crítica (20%), um trabalho de análise (40%) e uma frequência (40%) ou por exame (100%).

Bibliografia

- Edgell, D. (2019). Managing Sustainable Tourism (3rd ed.). Taylor and Francis.
- Fennell, D. A. (2018). Tourism ethics: Aspects of tourism (2nd ed.). Channel View Publications.
- Goodwin, H. (2016). Responsible Tourism: Using Tourism for Sustainable Development (2nd ed.). Goodfellow.
- Hall, C. M., Gössling, S., & Scott, D. (Eds.) (2015). The Routledge Handbook of Tourism and Sustainability. Routledge.
- Hannam, K. & Knox, D. (2010). Understanding Tourism: A Critical Introduction. Sage.
- Morrison, A.M., & Buhalis, D. (Eds.). (2023). Routledge Handbook of Trends and Issues in Global Tourism Supply and Demand. Routledge.
- Wood, M. (2017). Sustainable Tourism on a Finite Planet: Environmental, Business and Policy Solutions. Routledge.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %