Turismo e Desenvolvimento

Código

02016934

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1. Compreender o turismo em âmbito mundial, assim como o posicionamento de Portugal e dos Açores;
2. Identificar as diferenças entre crescimento e desenvolvimento, em uma perspetiva do desenvolvimento sustentável;
3. Aplicar os conhecimentos de economia ao desenvolvimento de destinos turísticos;
4. Compreender a importância da governança e da formação de redes para a potencialização do turismo;
5. Saber analisar planos, programas e estratégias para o desenvolvimento de destinos turísticos;
6. Entender a relevância de modelos de turismo e de indicadores de competitividade;
7. Desenvolver pensamento estratégico e sistemático sobre a gestão de destinos turísticos.

Programa

1.Caracterização do turismo
1.1 Turismo: discussões conceituais
1.2 Receitas, fluxos e relatórios de organismos internacionais

2.Turismo e desenvolvimento sustentável
2.1 Crescimento versus desenvolvimento
2.2 Desenvolvimento sustentável do turismo e seus impactes

3.Turismo e economia
3.1Efeito multiplicador e conta satélite
3.2 Economia partilhada no turismo
3.3Economia criativa e o turismo
3.4Economia azul e sua interface com o turismo

4.Governança, stakeholders e redes na potencialização do turismo
4.1 Instâncias de governança e seus atores sociais
4.2 Redes: formação e operacionalização

5.Planeamento turístico e políticas públicas
5.1 Planos, Programas e Estratégias em âmbito nacional e regional
5.2 Planeamento participativo

6. Modelização em turismo: conceção e aplicabilidade
6.1 Sistemas de turismo
6.2 Modelos de turismo

7. Competitividade turística
7.1 Indicadores de competitividade
7.2 O índice de competitividade do turismo do Fórum Económico Mundial

Métodos de Ensino

A unidade curricular desenvolve-se, a partir da realização de aulas teórico-práticas e da aplicação do conhecimento a realidade local/regional. Para se alcançarem os objetivos estabelecidos há a combinação de vários elementos, a saber, exposição dialogada de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, realização de dinâmicas em grupo, trabalhos escritos e debates. As estratégias pedagógicas delineadas têm por objetivo a compreensão, assim como a aplicação do conhecimento teórico-conceitual adquirido pelos estudantes. Nas aulas que contabilizam horas de contacto na modalidade de ensino a distância síncrono (até 25%, ou seja, 15 horas), serão realizadas tarefas de aprendizagem enquadradas na plataforma Moodle (ou outra em uso na UAc), solicitando a participação ativa dos alunos através, por exemplo, de análise de casos de estudo ou de artigos científicos.

A avaliação é efetuada por meio da realização de um teste de frequência (50%) e de trabalhos em grupos (50%), ou por exame (100%).

Bibliografia

- Cooper, C., Fletcher, J., Fyall, A., Gilbert D., & Wanhill, S. (2008). Tourism Principles and Practice (4th ed.). Pearson Education.
- Cunha, L. (2017). Turismo e Desenvolvimento: realidades e perspetivas (1ª ed.). Lidel.
- Edgell Sr., D. L. (2019). Managing Sustainable Tourism: A Legacy for the Future (3rd ed.). Routledge.
- Hall, M.C. (2008). Tourism Planning: Policies, Processes and Relationships (2nd ed.). Pearson Education.
- Inskeep, E. (1991). Tourism Planning: An Integrated and Sustainable Development Approach. John Wiley & Sons.
- Mason, P. (2008). Tourism Impacts, Planning and Management (2nd ed.). Elsevier.
- Sharpley, R. (2022). Tourism and Development Theory: Which Way Now? Tourism Planning & Development, 19:1, 1-12, DOI: 10.1080/21568316.2021.2021475

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %