Métodos de Investigação em Turismo I
Código
02016923Créditos ECTS
7.5Objetivos
1. Compreender a natureza dos dados na área do Turismo;
2. Construir inquéritos por questionário em Turismo;
3. Utilizar ferramentas estatísticas na medição de variáveis em Turismo;
4. Construir e estimar modelos no sector do Turismo;
5. Prever variáveis relacionadas com a atividade turística.
Programa
1. A natureza dos dados em Turismo
2. Técnicas de amostragem em Turismo
2.1 Definir uma população
2.2 Selecionar uma amostra aleatória
2.3 Determinar a dimensão de uma amostra
2.4 Evitar erros e enviesamentos de amostragem
3. Medição da satisfação e fidelidade ao destino turístico
3.1 Escalas e variáveis de medição
3.2 Variáveis dependentes e independentes
3.3 Validade e fiabilidade de instrumentos de medição
4. Fatores influenciadores da satisfação e fidelização com o destino turístico
4.1Testes estatísticos paramétricos e não paramétricos
4.2 Análise Fatorial e Componentes Principais
5. Monitorização dos impactos turísticos
5.1 Regressão Múltipla
5.2 Modelos de Equações Estruturais
6. Previsão da procura turística
6.1 Métodos numéricos de previsão
6.2 Modelização ARIMA
6.3 Modelização da sazonalidade
Métodos de Ensino
Diferente de um curso padrão de estatística, nesta unidade curricular deixa-se pouco espaço para a discussão teórica dos métodos apresentados. Em vez disso, visa-se fornecer informações práticas sobre a sua aplicação e uma discussão sobre as suas vantagens e desvantagens. Apresentam-se muitos exemplos e referências a estudos semelhantes que, em muitos casos, substituem a exposição teórica dos métodos a estudar. Pressupõe-se que o aluno tenha pelo menos uma compreensão básica e alguma familiaridade com técnicas elementares de estatística. A apresentação das diferentes técnicas é feita com a ajuda do software SPSS- Statistical Package for the Social Sciences. Nas aulas que contabilizam horas de contacto na modalidade de ensino a distância síncrono (até 25%, ou seja, 15 horas), serão realizadas tarefas de aprendizagem enquadradas na plataforma Moodle (ou outra em uso na UAc), solicitando a participação ativa dos alunos através, por exemplo, de análise de casos de estudo ou de artigos científicos.
Bibliografia
- Baggio, R., & Klobas, J. (2017). Quantitative Methods in Tourism: A Handbook. Channel View Publications.
- Malhotra, N. (2010). Marketing Research: an applied orientation. Prentice Hall.
- Maroco, J. (2021). Análise estatística com o SPSS Statistics. ReportNumber.
- Newbold, P., Carlson, B., & Thorne, B. (2019). Statistics for Business and Economics. Pearson Education.
- Veal, A. J. (2017). Research Methods for Leisure & Tourism, A practical guide. Pearson Education.
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %