Marketing e Branding no Turismo
Código
02016901Créditos ECTS
7.5Objetivos
1. Compreender os conceitos fundamentais do marketing do turismo e discutir como se pode utilizar as ferramentas de marketing para promover a sustentabilidade do turismo nos destinos turísticos, tornando-os lugares melhores para visitar e viver;
2. Descrever os processos de elaboração de uma estratégia de marketing e de definição das políticas de marketing operacional no contexto da atividade turística;
3. Identificar e descrever a importância e os benefícios do branding do destino e da certificação do destino, como um fator de identidade, conexão emocional e notoriedade;
4. Aplicar a abordagem da comunicação integrada de marketing aos destinos turísticos, com ênfase no place storytelling para aumentar a reputação da marca na era digital;
5. Elaborar um plano operacional para o desenvolvimento de uma marca ao nível de um destino turístico;
6. Desenvolver competências interpessoais, de comunicação, de entreajuda, de gestão do tempo e de planeamento.
Programa
1. Introdução ao marketing dos destinos turísticos e às abordagens para a sustentabilidade do turismo
1.1 Conceito de destino e de marketing dos destinos turísticos
1.2 Princípios de desenvolvimento turístico sustentável ou responsável
2. O planeamento de marketing dos destinos turísticos
2.1 Metas e objetivos no processo de planeamento de marketing
2.2 Componentes do modelo PRICE
2.3 Etapas do sistema de marketing de um destino turístico
2.4 Conteúdo de um plano de marketing de um destino turístico
3. O branding, a certificação e a comunicação integrada de marketing dos destinos turísticos
3.1 Branding de destinos turísticos
3.2 Certificação de destinos turísticos
3.3 Comunicação integrada de marketing
3.4 Place storytelling
4. O comportamento de compra do consumidor, a segmentação do mercado turístico e as tendências globais de consumo
4.1 Comportamento do consumidor, segmentação e tendências de consumo
4.2 Segmentos de mercado
5. O futuro do marketing dos destinos turísticos
Métodos de Ensino
O método de ensino baseia-se em aulas teórico-práticas, onde se combinam métodos expositivos conjuntamente com modos participativos, aliando a exposição de conteúdos programáticos à discussão de casos práticos. A realização de um projeto em grupo serve de enquadramento para a participação prática e para a valorização das capacidades e competências dos estudantes, nomeadamente o aperfeiçoamento de competências de trabalho colaborativo. A plataforma MOODLE é utilizada como suporte à gestão da aprendizagem. Nas aulas que contabilizam horas de contacto na modalidade de ensino a distância síncrono (até 25%, ou seja, 15 horas), serão realizadas tarefas de aprendizagem enquadradas na plataforma Moodle (ou outra em uso na UAc), solicitando a participação ativa dos alunos através, por exemplo, de análise de casos de estudo ou de artigos científicos.
Avaliação:
Bibliografia
- Cristobal-Fransi, E., Ramón, N. D., Ferrer-Rosell, B., Marine-Roig, E., & Martin-Fuentes, E. (Eds.) (2020). Sustainable Tourism Marketing. Sustainability. MDPI.
- Font, X., & McCabe, S. (Eds.) (2018). Marketing for Sustainable Tourism. Routledge.
- Morgan, N., Pritchard, A., & Pride, R. (2011). Destination brands: Managing place reputation. Routledge.
- Morrison, A.M. (2019). Marketing and Managing Tourism Destinations (2nd ed.). Routledge.
- Mossberg, L., Therkelsen, A., Huijbens, E. H., Björk, P., & Olsson, A. K. (2010). Storytelling and Destination Development. Norden – Nordic Innovation Center.
- Pike, S. (2020). Destination Marketing – Essentials (3rd ed.). Routledge.
- Sharma, A., Pulido-Fernández, J. I., & Hassam, A. (Eds.) (2020). Sustainable Destination Branding and Marketing: Strategies for Tourism Development. CABI.
- World Tourism Organization and European Travel Commission (2014). Handbook on E-marketing for Tourism Destinations. UNWTO & ETC.
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %