Métodos de Investigação em Turismo II

Código

02016494

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1. Avaliar o potencial de abordagens qualitativas para o desenho e execução de investigação em turismo;
2. Aplicar diversas técnicas, métodos e fontes de dados qualitativos na investigação em turismo;
3. Compreender métodos de análise de dados qualitativos e apresentar resultados;
4. Desenvolver competências para desenhar projetos de investigação empírica, tendo em consideração questões de ética, recolha de dados, análise de dados e discussão de resultados.

Programa

1. Introdução à investigação em turismo
1.1 O turismo como área de investigação
1.2 Tradições e paradigmas de investigação científica
1.3 Ética em investigação

2. Métodos qualitativos
2.1 Dados qualitativos
2.2 Entrevistas
2.3 Focus groups
2.4 Método etnográfico
2.5 Métodos alternativos de investigação qualitativa

3. Análise de dados qualitativos
3.1 Coding, interpretação e discussão de dados qualitativos
3.2 CAQDAS – análise com recurso a software

4. Projeto de investigação
4.1 Elementos integrantes de um projeto de investigação

Métodos de Ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. Para se alcançarem os objetivos, é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, atividades em grupo e trabalhos escritos. As aulas terão uma forte componente prática com realização de atividades a aplicar conhecimentos e competências de investigação. A leitura e discussão de textos académicos de referência será uma componente central. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos e métodos apresentados. Nas aulas que contabilizam horas de contacto na modalidade de ensino a distância síncrono (até 25%, ou seja, 15 horas), serão realizadas tarefas de aprendizagem enquadradas na plataforma Moodle (ou outra em uso na UAc), solicitando a participação ativa dos alunos através, por exemplo, de análise de casos de estudo ou de artigos científicos.

A avaliação é efetuada através da realização de uma reflexão crítica (30%) e um trabalho de investigação (70%) ou por exame (100%). 

Bibliografia

- Bryman, A. (2015). Social Research Methods (5th ed.). Oxford University Press.
- Coles, T.E., Duval, D.T., & Shaw, G. (2013). A Student's Guide to Writing Dissertations and Theses in Tourism Studies and Related Disciplines. Routledge.
- Creswell, J. W. (2013). Qualitative inquiry and research design: choosing among five traditions (3rd ed). Sage.
- Flick, U. (2019). An introduction to qualitative research (6th ed.). Sage.
- Denzin, N., & Lincoln, Y. (2017). Handbook of Qualitative Research (5th ed.). Sage.
- Phillimore, J., & Goodson, L. (2004). Qualitative Research in Tourism. Ontologies, Epistemologies and Methodologies. Routledge.
- Saldaña, J. (2015). The coding manual for qualitative researchers (3rd ed.). Sage.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %