Gestão de Destinos Turísticos Sustentáveis
Código
02016406Créditos ECTS
7.5Objetivos
1. Compreender a evolução e os desafios da sustentabilidade em destinos turísticos;
2. Avaliação das componentes e interações do modelo Triple Bottom Line e as suas implicações na gestão do destino;
3. Planear e implementar uma certificação e gestão sustentável dos destinos; e
4. Compreender os desafios da sustentabilidade em ilhas.
Programa
1. Introdução à gestão de destinos turísticos sustentáveis
1.1. Desenvolvimento sustentável
1.2. Valores orientadores do turismo sustentável
2. Ecossistema dos destinos turísticos sustentáveis
2.1. O ecossistema do turismo
2.2. Gestão da cadeia de valor
3. Modelo Triple Bottom Line
3.1. Os princípios e a prática do TBL
3.2. A adoção do TBL nos diferentes setores doe turismo
3.3. O papel dos diferentes stakeholders
4. Planeamento dos destinos turísticos sustentáveis
4.1. Abordagem da sustentabilidade no planeamento do ecossistema
4.2. Sistemas de certificações e acreditações
5. Crise, recuperação e gestão de riscos
5.1. Identificação e avaliação de crises
5.2. Planeamento e desenvolvimento de estratégias de recuperação
5.3. Comunicação e fluxos de informação
5.4. Formação e papéis dos recursos humanos
6. Gestão do turismo sustentável em ilhas
6.1. As especificidades dos destinos insulares
6.2. A dimensão social
6.3. A dimensão económica
6.4. A dimensão ambiental
Métodos de Ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. Para se alcançarem os objetivos, é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo, apresentações de especialistas externos no âmbito do turismo sustentável e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.
Bibliografia
- Coghlan, A. (2019). Introduction to Sustainable Tourism. Goodfellow Publishers.
- Edgell Sr., D.L. (2019). Managing Sustainable Tourism: A Legacy for the Future (3rd ed.). Routledge.
- Fennell, D., & Cooper, C. (2020). Sustainable Tourism: Principles, Contexts and Practices. Channel View Publications.
- Hughes, M., Weaver, D., & Pforr, C. (Eds.) (2017). The Practice of Sustainable Tourism: Resolving the Paradox. Routledge.
- Koscak, M., & O'Rourke, T. (Eds.) (2019). Ethical and Responsible Tourism: Managing Sustainability in Local Tourism Destinations.
Routledge.
- Mowforth, M., & Munt, I. (2015). Tourism and sustainability: Development, globalisation and new tourism in the third world. Routledge.
- Pigram, J. J., & Wahab, S. (Eds.) (2005). Tourism, development, and growth: the challenge of sustainability. Routledge.
- Wang, Y., & Pizam, A. (Eds.) (2011). Tourism Destination Marketing and Management: Collaborative Strategies. Cabi.
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %