Estágio/Projeto em Turismo
Código
01061173Créditos ECTS
6Objetivos
1) Desenvolver uma experiência de formação no quadro do exercício profissional de turismo;
2) Aplicar competências teórico-práticas adquiridas no curso de licenciatura em Turismo;
3) Potenciar a introdução do estudante no mundo empresarial;
4) Fomentar o conhecimento de novas técnicas e métodos de trabalho;
5) Desenvolver o espírito crítico, empreendedor e o sentido de responsabilidade;
6) Melhorar as competências de investigação.
Programa
Os conteúdos programáticos são ajustados à modalidade escolhida pelo estudante e à natureza de organização do setor turístico onde o estágio for realizado ou à área sobre a qual versará o projeto.
Para o estágio, são ministrados conteúdos relevantes sobre comportamentos dos estudantes em contexto profissional e sobre a elaboração de um relatório de estágio. O estágio decorrerá numa organização do setor turístico com as quais a Universidade dos Açores tem protocolos, sendo que algumas destas organizações poderão ser entidades regionais e nacionais do turismo, empresas de consultadoria, câmaras municipais, agências de viagens, unidades hoteleiras, empresas de animação turística, entre outras organizações.
Relativamente à elaboração do projeto, são revistos e/ou desenvolvidos conteúdos relacionados com metodologias de revisão da literatura, métodos de recolha e análise de dados, técnicas de elaboração de um relatório científico, entre outras técnicas de investigação. No caso particular do projeto de consultadoria, este pode contemplar o diagnóstico de uma situação problemática identificada (por outrem ou pelo estudante) numa organização do setor do turismo e a respetiva elaboração de um plano com a aplicação de métodos e instrumentos para a resolução dessa situação, ou o estudo de um problema novo (por exemplo, o desenvolvimento de um plano de comunicação para uma empresa no contexto do marketing digital).
Métodos de Ensino
No que se refere ao estágio em turismo, o estudante realiza 60 horas de estágio, com a orientação de um responsável pela empresa/instituição, e elabora um relatório de estágio, com a orientação do docente responsável pela unidade curricular.
Cabe ao docente responsável pela unidade curricular do estágio o acompanhamento do desenvolvimento do estágio e do relatório de estágio, em todas as suas etapas; o agendamento com os estudantes e com o orientador da empresa/instituição de reuniões para conhecimento do trabalho que se encontra a ser desenvolvido pelo estudante; e a avaliação do relatório de estágio.
Por sua vez, compete ao orientador da empresa/instituição o acompanhamento do desenvolvimento do estágio, em todas as suas etapas; a comunicação ao docente da unidade curricular de situações que reflitam desinteresse, irregularidades ou qualquer outra preocupação relativamente ao estudante; e a avaliação do estudante na componente de desenvolvimento do estágio na empresa/instituição.
No que concerne ao projeto em turismo, o docente da unidade curricular é o único responsável por orientar o trabalho de investigação desenvolvido pelo estudante.
Tanto o acompanhamento do estágio como o acompanhamento do projeto pelo docente da unidade curricular decorre através de orientação tutorial, num total de 15 horas durante o semestre.
Bibliografia
Beggs, B., Ross, C. M., & Goodwin, B. (2008). A comparison of student and practitioner perspectives of the travel and tourism internship. Journal of Hospitality, Leisure, Sports and Tourism Education (Pre-2012), 7(1), 31.
Chen, S. C., Hsiao, H. C., Chang, J. C., Chou, C. M., Chen, C. P., & Shen, C. H. (2015). Can the entrepreneurship course improve the entrepreneurial intentions of students?. International Entrepreneurship and Management Journal, 11(3), 557-569.
Harris, K. J. (2006). Hospitality Management Internship: A Student Workbook. Pearson/Prentice Hall.
Nunkoo R. (2018). The State of Research Methods in Tourism and Hospitality. In R. Nunkoo (Ed.) Handbook of Research Methods in Tourism and Hospitality. Edward Elgar.