Técnicas de Hotelaria e Restauração
Código
01061149Créditos ECTS
6Objetivos
1) Compreender a evolução e os desafios da gestão hoteleira e da gestão da restauração;
2) Estabelecer a proposta de valor e os processos de suporte da mesma na hotelaria e na restauração;
3) Planear e implementar serviços que permitam otimizar o relacionamento com os clientes;
4) Medir e operacionalizar um sistema de revenue management;
5) Identificar oportunidades e ameaças em ambientes altamente competitivos e em constante mutação;
6) Desenvolver competências de resolução de problemas, comunicação oral e escrita.
Programa
1. Introdução à Gestão Hoteleira e da Restauração
2. Gestão Hoteleira
3. Gestão da Restauração
4. Gestão do Relacionamento com os Clientes
5. Revenue Management
6. Tendências e Desafios na Hotelaria e Restauração
Métodos de Ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. Para se alcançarem os objetivos é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados. A avaliação é efetuada através da realização de uma frequência (60%) e realização de um projeto (40%) ou por exame (100%).
Bibliografia
Gregoire, M. (2017). Foodservice Organizations: A Managerial and Systems Approach (9th Edition). Prentice Hall.
Hudson, S. & Hudson, L. (2022). Customer Service for Hospitality and Tourism (3rd Edition). GoodFellow Publisher.
Nyheim, P. (2019). Technology Strategies for the Hospitality Industry (3rd Edition). Prentice Hall.
Payne-Palacio, J. & Theis, M. (2016). Foodservice Management: Principles and Practices (13th Edition). Prentice Hall.
Legohérel, P., Poutier, E. & Fyal, A. (2013). Revenue Management for Hospitality & Tourism. GoodFellow Publisher.
Valen, G. & Valen, J. (2018). Check In, Check Out: Managing Hotel Operations (10th Edition). Prentice Hall.
Walker, J. & Walker (2020). Introduction to Hospitality Management (8th Edition). Prentice Hall.
Método de Avaliação
- Frequência - 60 %
- Projecto - 40 %