Técnicas de Hotelaria e Restauração
Código
01061149Créditos ECTS
6Objetivos
1) Compreender a evolução e os desafios da gestão hoteleira e da gestão da restauração;
2) Estabelecer a proposta de valor e os processos de suporte da mesma na hotelaria e na restauração;
3) Planear e implementar serviços que permitam otimizar o relacionamento com os clientes;
4) Medir e operacionalizar um sistema de revenue management;
5) Identificar oportunidades e ameaças em ambientes altamente competitivos e em constante mutação;
6) Desenvolver competências de resolução de problemas, comunicação oral e escrita.
Programa
1. Introdução à Gestão Hoteleira
2. Gestão Hoteleira
3. Gestão da Restauração
4. Gestão do Relacionamento com os Clientes (CRM)
5. Revenue Management
6. Tendências e Desafios na Hotelaria
Métodos de Ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. Para se alcançarem os objetivos é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo, trabalhos escritos e participação de convidados externos com vasta experiência na indústria. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.
Bibliografia
Bibliografia Principal
Vallen, G. & Vallen, J. (2018). Check-in Check-Out: Managing Hotel Operations, 10th Edition: Prentice-Hall
Walker, J. & Walker (2020). Introduction to Hospitality Management, 8th Edition: Prentice-Hall
Martin, W. (2002). Quality Service: What Every Hospitality Manager Needs to Know: Prentice-Hall
Tranter, K., Stuart-Hill, T. & Parker, J. (2009). Introduction to Revenue Management for the Hospitality Industry: Principles and Practices for the Real World: Prentice-Hall
Bibliografia Complementar
Ai Quintas, M. (2006). Organização e Gestão Hoteleira: INFT.
Foskett D., Cousins J., Gillespie C. (2001). Food and Beverage Management: Pearson Education Limited
Jones P, Lockwood A. (2003). Hospitality Operations: Thomson Learning.
Okumus F., Altinay L., Chathoth P. (2010). Strategic Management for Hospitality and Tourism: Routledge
Page, S. (2013). Tourism Management–An Introduction: Routledge
Rutherford D. (2006). Hotel Management and Operations: John Wiley and Sons, Inc.