Técnicas de Hotelaria e Restauração

Código

01061149

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Compreender a evolução e os desafios da gestão hoteleira e da gestão da restauração;
2) Estabelecer a proposta de valor e os processos de suporte da mesma na hotelaria e na restauração;
3) Planear e implementar serviços que permitam otimizar o relacionamento com os clientes;
4) Medir e operacionalizar um sistema de revenue management;
5) Identificar oportunidades e ameaças em ambientes altamente competitivos e em constante mutação;
6) Desenvolver competências de resolução de problemas, comunicação oral e escrita.

Programa

1. Introdução à Gestão Hoteleira

2. Gestão Hoteleira

3. Gestão da Restauração

4. Gestão do Relacionamento com os Clientes (CRM)

5. Revenue Management

6. Tendências e Desafios na Hotelaria 

Métodos de Ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. Para se alcançarem os objetivos é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo, trabalhos escritos e participação de convidados externos com vasta experiência na indústria. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.

Bibliografia

Bibliografia Principal

Vallen, G. & Vallen, J. (2018). Check-in Check-Out: Managing Hotel Operations, 10th Edition: Prentice-Hall

Walker, J. & Walker (2020). Introduction to Hospitality Management, 8th Edition: Prentice-Hall

Martin, W. (2002). Quality Service: What Every Hospitality Manager Needs to Know: Prentice-Hall

Tranter, K., Stuart-Hill, T. & Parker, J. (2009). Introduction to Revenue Management for the Hospitality Industry: Principles and Practices for the Real World: Prentice-Hall

 

Bibliografia Complementar

Ai Quintas, M. (2006). Organização e Gestão Hoteleira: INFT.

Foskett D., Cousins J., Gillespie C. (2001). Food and Beverage Management: Pearson Education Limited

Jones P, Lockwood A. (2003). Hospitality Operations: Thomson Learning.

Okumus F., Altinay L., Chathoth P. (2010). Strategic Management for Hospitality and Tourism: Routledge

Page, S. (2013). Tourism Management–An Introduction: Routledge

Rutherford D. (2006). Hotel Management and Operations: John Wiley and Sons, Inc.

Método de Avaliação