Técnicas de Guia-Interprete
Código
01061017Créditos ECTS
6Objetivos
1. Compreender a evolução do conceito de viajar e reconhecer a importância da profissão no contexto turístico mundial, nacional e regional;
2. Identificar funções, responsabilidades e materiais de um guia-intérprete;
3. Adquirir capacidades relacionais e comunicacionais;
4. Compreender a importância de estruturação prévia do trabalho ao nível da segurança;
5. Caracterizar e tipificar os grupos turísticos e resolver contingências;
6. Perceber o poder e as técnicas da interpretação para a valorização do destino (modelo TORE);
7. Compreender o potencial transformador um guia-intérprete na experiência turística.
Programa
1. Guias-intérpretes: funções e importância da profissão
2. Legislação e normas
3. Competências relacionais e comunicacionais
3.1 Processo comunicacional
3.2 Conceito de assertividade
3.3 Conceito de autoconsideração
3.4 Conceito de autoconhecimento emocional
3.5 Conceito de inteligência emocional
3.6 Conceito de empatia
3.7 Tolerância ao stress
3.8 Controlo dos impulsos
3.9 Conceito de flexibilidade
3.10 Introdução ao Storytelling
4. Processos de gestão e segurança nos diferentes tipos de experiências
4.1 Grupos Turísticos (diversidade e atitudes)
4.2 Script de produtos
4.3 Briefings
4.4 Safety checklist
4.5 Risk Assessment
4.6 Plano de Contingência
5. A Interpretação como elemento decisivo na experiência: Modelo TORE
(Theme) – Tema, (Organized) – Organização, (Relevant) – Relevância e (Enjoyable) - Aprazível
6. A experiência turística como elemento de transformação e o papel do guia como facilitador
Métodos de Ensino
A unidade curricular desenvolve-se, a partir da realização de aulas teórico-práticas e da aplicação do conhecimento a realidade local e regional. Para se alcançarem os objetivos estabelecidos há a combinação de vários elementos, a saber, exposição dialogada de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, realização de dinâmicas em grupo, trabalhos escritos e debates. As estratégias pedagógicas delineadas têm por objetivo a compreensão, assim como a aplicação do conhecimento teórico-conceitual adquirido pelos estudantes.
Bibliografia
Bibliografia Principal
Ham, Sam H. (2013). Interpretation: Making a Difference on Purpose. Fulcrum Publishing.
Mancini, MArc. (2000). Conducting Tours: A Practical Guide. Cengage Learning, Inc.
Bibliografia Complementar
Almeida, P., & Araújo, S. (2017). Introdução à Gestão de Animação Turística (2ª ed.). Lidel.
Brito, L. M.; (2013). Informação Turística - A Arte do Guia-Intérprete: entre a Cultura do Turista e do Destino. Chiado Books/Coleção Compendium.
Correia, J.; (1998). Introdução às técnicas de comunicação e expressão. Livraria Novidades Pedagógicas.
Manning, Nick. (2014). How to be a Tour Guide: The Essential Training Manual for Tour Managers and Tour Guides. CreateSpace Independent Publishing Platform.
Rego, Arménio. (2010). Comunicação Pessoal e Organizacional: Teoria e Prática. Edições Sílabo, Lda.
Wilson, Joemy. (2013). Coming Up on Your Left: A Tour Guide's Guidebook. Journeywoman Press.