Matemática Aplicada
Código
0103065Créditos ECTS
6Objetivos
1) Apreender competências necessárias para a análise da influência do meio envolvente na atividade de marketing internacional;
2) Compreender a dinâmica e funcionamento dos mercados e dos processos de recolha de informação internacional;
3) Conhecer e saber operacionalizar as áreas de decisão em marketing internacional;
4) Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão dos alunos face a problemas reais de marketing num ambiente internacional.
Programa
1. Valor temporal do dinheiro
2. Valores futuros, valores atuais e equivalência de capitais
2.1. Capitalização e atualização em regime de juros simples
2.2. Capitalização e atualização em regime de juros compostos
2.3. Relações entre taxas de juro
2.4. Capitalização contínua
2.5. Equivalência de capitais
3. Rendas
3.1. Conceitos básicos
3.2. Anuidades
3.3. Anuidades com crescimento
3.4. Perpetuidades
3.5. Perpetuidades com crescimento
4. Fontes de financiamento
4.1. Empréstimos clássicos
4.2. Locação financeira ou leasing
4.3. TAE; TAEG e TAER
4.4. Euribor
5. Noções básicas de avaliação de investimentos
5.1. O gestor financeiro e a empresa
5.2. Objetivo da gestão (financeira)
5.3. Documentos contabilísticos essenciais
5.4. Avaliação de projetos de investimento em ativos reais
5.5. Avaliação de ativos financeiros: ações e obrigações
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino da unidade curricular assenta em 50% de aulas teóricas e 50% de aulas teórico-práticas. Nas aulas teóricas prevalece o método de ensino expositivo, com interpolação dos estudantes e discussão das temáticas apresentadas. Nas aulas teórico-práticas são discutidos diversos exercícios e casos, com uma participação muito ativa dos estudantes.
Bibliografia
Bibliografia principal
- Matias, R. (2024). Cálculo Financeiro - Teoria e Prática (7.ª edição). Escolar Editora.
Bibliografia complementar
- Ross, S. A., Westerfield, R. W., & Jordan, B. D. (2020). Essentials of Corporate Finance (10th edition). McGraw-Hill.