Microeconomia I

Código

0103050

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Compreender os principais modelos teóricos utilizados em Economia para descrever o comportamento do consumidor;
2) Perceber o funcionamento do mercado de fatores e a sua ligação com o mercado de bens e serviços;
3) Perceber o funcionamento das diversas estruturas de mercado e saber as condições de Pareto numa economia de troca;
4) Saber identificar externalidades e soluções para a mesmas;
5) Resolver problemas, recorrendo à formalização matemática, com base nos modelos teóricos estudados.

Programa

I. Concorrência Perfeita
II. Monopólio
III. Oligopólio e Teoria dos Jogos
IV. Concorrência Monopolística
V. Mercado de Fatores
VI. Equilíbrio Geral e o Ótimo de Pareto
VII. Externalidades, Bens Públicos e a Intervenção do Estado
VIII. Economia da Informação: o problema da informação assimétrica

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino concentra-se nas seguintes três vertentes:

- exposição teórica da matéria, com uma detalhada apresentação de cada uma das temáticas e demonstração matemática dos principais resultados.

- resolução de exercícios numéricos propostos pelo docente, que decorrerá sempre após a exposição teórica de cada capítulo. Trata-se de pequenos exercícios que ajudam a perceber as diferentes temáticas dando pistas sobre a respetiva aplicação prática.

- discussão de situações específica retiradas, por exemplo, das notícias veiculadas pelos media.

Bibliografia

• MATEUS, Abel, MATEUS, Margarida, Microeconomia – Teoria e Aplicações - Volume II, Editorial Verbo, Fevereiro 2002.

• MATEUS, Abel, MATEUS, Margarida, Microeconomia – Exercícios e Estudos de Casos - Volume II, Editorial Verbo, Setembro 2002.

• VAR, Hal R., Intermediate Microeconomics: A Modern Approach, 7ª Edição (2006), W. W. Norton & Company.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

• PINDYCH, Robert S., RUBINFELD, Daniel L., Microeconomics, 5ª Edição (2002), Prentice Hall.

• VAR, Hal R., Microeconomia – Princípios Básicos: Uma Abordagem Moderna, Tradução da 5ª Edição Americana, Editora Campus, 2000.

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: - 50 %
  • 2ª Frequência: - 50 %