Microeconomia I

Código

0103050

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Compreender os principais modelos teóricos utilizados em Economia para descrever o comportamento do consumidor;
2) Perceber o funcionamento do mercado de fatores e a sua ligação com o mercado de bens e serviços;
3) Perceber o funcionamento das diversas estruturas de mercado e saber as condições de Pareto numa economia de troca;
4) Saber identificar externalidades e soluções para a mesmas;
5) Resolver problemas, recorrendo à formalização matemática, com base nos modelos teóricos estudados.

Programa

1. Teoria do Consumidor

2. Teoria do Produtor

3.  Estruturas de Mercado

4. Ótimo de Pareto: Trocas e Produção

5. Externalidades

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino concentra-se nas seguintes três vertentes: a) exposição teórica da matéria, com uma detalhada apresentação de cada uma das temáticas e demonstração matemática dos principais resultados b) resolução de exercícios numéricos propostos pelo docente, que decorrerá sempre após a exposição teórica de cada capítulo e c) discussão de situações específica retiradas, por exemplo, das notícias veiculadas pelos meios de comunicação social ou artigos científicos. 

Bibliografia

Mateus, A. & Mateus, M. (2002). Microeconomia Teoria e Aplicações (Vol. I). Lisboa: Editorial Verbo.

Mateus, A. & Mateus, M. (2002). Microeconomia Teoria e Aplicações (Vol. II. Lisboa: ) Editorial Verbo.

Pindyck, R. & Rubinfeld, D. (2018). Microeconomics. New York: Pearson.

Varian, H. R. (2014). Intermediate Microeconomics: A Modern Approach. New York: W. W. Norton & Company (International Student Edition).

Varian, H. R. (2000). Microeconomia – Princípios Básicos: Uma Abordagem Moderna. Lisboa: Edição Editora Campus.

Outros elementos de apoio às aulas a disponibilizar pelo docente na plataforma moodle.

 

Método de Avaliação