Interpretação Turística e Ambiental

Código

0104924

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Conhecer conceitos chave no âmbito do património natural, geodiversidade e património geológico;
2. Conhecer conceitos base no domínio das Ciências da Terra, para melhor entender a natureza abiótica;
3. Caracterizar o modelado vulcânico, associado a importantes processos geológicos e à dinâmica do Planeta Terra;
4. Avaliar a importância das paisagens, das áreas ambientais e do geoturismo;
5. Caracterizar a geologia e a vulcanologia das ilhas dos Açores;
6. Caracterizar o Geoparque Açores enquanto promotor da geoconservação, geoturismo e desenvolvimento regional sustentável.

Programa

1. Introdução. Sistema biótico e meio abiótico: biodiversidade vs. geodiversidade. Ecossistemas. Interação geologia, clima e tectónica. Valores e ameaças da geodiversidade. Geossítios e geoconservação; 

2. Noções de Geodinâmica Interna. Ambientes petrogenéticos. Tipos de rochas: o ciclo das rochas. Dobras e falhas. Estrutura interna da Terra. Tectónica de placas e vulcanismo;

3. Noções de Geodinâmica Externa. Alteração das rochas. Solos. Agentes modeladores do relevo. Formas elementares de relevo. Tipos de linhas de água. Torrentes. Bacias hidrográficas. O ciclo de erosão;

4. Modelado e Paisagens Vulcânicas. Noções de vulcanologia: tipos de atividade, rochas e produtos vulcânicos. Principais formas, estruturas e paisagens vulcânicas. Manifestações secundárias de vulcanismo. Enquadramento geotectónico e vulcânico dos Açores. Geologia e vulcanologia das ilhas dos Açores; 

5. Paisagens, Áreas Ambientais, Geoturismo e Geoparques. Património natural. A natureza abiótica: geodiversidade. Geoturismo e desenvolvimento sustentável: o papel dos geoparques. Geoparque Açores.

Métodos de Ensino

A unidade curricular é lecionada através da combinação de atividades em ambiente presencial, em sala, de aulas teórico-práticas (incluindo atividades práticas em grupo) e visitas de estudo/aulas de campo. As aulas teórico-práticas são baseadas em apresentações audiovisuais (incluindo esquemas/fotografias representativas dos conceitos, processos e objetos alvo de análise) e incluem a observação de rochas em amostras de mão, o manuseamento de mapas e exercícios práticos. A componente prática inclui, ainda, a projeção de filmes e documentários sobre vulcanismo, geologia, geodiversidade, geossítios, geoturismo e Geoparque Açores. As visitas de estudo incluem a observação de pedras de cantaria em edifícios da cidade de Ponta Delgada, a visita à Gruta do Carvão e, havendo disponibilidade de viaturas, visitas de estudo aos vulcões das Sete Cidades, Fogo e Complexo Vulcânico dos Picos, incluindo respetivos geossítios e áreas protegidas.

Bibliografia

Brilha, J. (2005) Património geológico e geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Palimage.

Carvalho, A.M.G. (1996). Geologia. Morfogénese e sedimentogénese. Universidade Aberta.

Carvalho, A.M.G. (1997). Geologia. Petrogénese e Orogénese. Universidade Aberta.

Carvalho, C.N., Rodrigues, J. & Jacinto, A. (eds.) (2009). Geoturismo & desenvolvimento local. Idanha-a-Nova.

França, Z., Cruz, J.V., Nunes, J.C., & Forjaz, V. H. (2003). Geologia dos Açores: uma perspectiva actual. Açoreana 10 (1); 11-140.

Lima, E.A., Machado, M., Guerreiro, M., Nunes, J. C., & Costa. M.P. (2018) Geological heritage management in small islands: the example of the Azores UNESCO Global Geopark (Portugal). Geoheritage 10 (4); 659-671.

Nunes, J.C. (1995). Modelado das regiões vulcânicas. Açoreana 8 (2), 313-342.

Nunes, J.C. (2002). Novos conceitos em vulcanologia: erupções, produtos e paisagens vulcânicas. Geonovas 16; 5-22.

Nunes, J.C. (2014). The Azores Archipelago: Islands of Geodiversity. In: P. Erfurt-Cooper (Ed.) Volcanic Tourist Destinations. Chapter 4. Springer; 57-68. ISBN: 978-3-642-16190-2.

Nunes, J.C., LIMA, E.A., PONTE, D., COSTA. M.P., & CASTRO, R. (2011). Azores Geopark. Application. Associação Geoparque Açores.

Popp, J.H. (1999) Geologia Geral. LTC- Livros Técnicos e Científicos (Ed.). Rio de Janeiro.

Tarbuck, E.J. e F.K. LUTGENS (1999) Earth. An Introduction to Physical Geology. Prentice Hall, Inc. (Ed.). New Jersey.

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência - 50 %
  • 2.ª Frequência - 50 %