Inglês III
Código
0104916Créditos ECTS
6Objetivos
1. Promover o domínio de vocabulário, competências linguísticas e fluência em Inglês, bem como o espírito crítico. Desenvolver a eficaz e idiomática expressão oral e escrita, com uso de vocabulário e competências linguísticas adequadas. Exercitar a comunicação em contextos de turismo;
2. Consolidar os conhecimentos linguísticos previamente adquiridos;
3. Desenvolver e melhorar as capacidades de compreensão e interpretação de terminologia específica da área do turismo;
4. Melhorar a capacidade comunicativa e desenvolver a fluência em língua inglesa, mostrando desenvoltura, oral e escrita;
5. Usar estruturas gramaticais com precisão;
6. Ampliar o vocabulário relativo à hotelaria e turismo. Simular uma situação profissional com êxito. Dominar técnicas relativas ao apoio ao cliente;
7. Expressar opiniões, fazer relatos e participar em conversas, escrever textos expositivos, argumentativos, descritivos, informativos e persuasivos;
8. Compreender textos escritos e vídeos relacionados com a área de turismo, extraindo e aferindo informação.
Programa
Objetivos de aprendizagem
Inglês III (LTUR) ajuda os alunos a melhorar a fluência, a pronúncia, a precisão e a adequação da linguagem, permitindo-lhes comunicar ao nível B2 (QECR). O curso desenvolve competências de expressão oral, audição, leitura, escrita e análise crítica, preparando os alunos para comunicar eficazmente em diversos contextos.
No final de Inglês III, os alunos serão capazes de:
1. aprofundar a compreensão da relação entre cultura e língua;
2. expressar-se claramente para fins sociais, académicos e profissionais;
3. interpretar textos literários, não literários e especializados complexos;
4. produzir textos bem estruturados e detalhados (cartas formais, ensaios, narrativas);
5. usar o vocabulário específico do curso (colocações, expressões idiomáticas, formação de substantivos, dispositivos retóricos);
6. manter precisão gramatical ao nível B2.
Conteúdos programático
Inglês III (LTUR) aborda temas relacionados com questões sociais, bem-estar, eventos atuais e turismo. As atividades de aprendizagem e avaliação oferecem oportunidades para a expressão escrita e oral, bem como para o desenvolvimento de competências linguísticas.
1. Escrita:
1.1 cartas formais;
1.2 ensaios;
1.3 narrativas.
2. Expressão oral:
2.1 habilidades de apresentação;
2.2 pronúncia.
3. Competência intercultural e social:
3.1 discussão de referências culturais e sociais atuais.
4. Léxico:
4.1 colocações;
4.2 coesão textual;
4.3 expressões idiomáticas;
4.4 formação de substantivos;
4.5 dispositivos retóricos.
5. Gramática:
5.1 too vs. enough;
5.2 presente perfeito;
5.3 formas do futuro;
5.4 preposições de lugar e tempo;
5.5 zero, primeiro e segundo condicionais;
5.6 concordar e discordar;
5.7 formas passivas (básicas);
5.8 formas passivas (o causativo 'have');
5.9 discurso indireto.
6. Revisão:
6.1 identificação e correção de erros.
Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem
O curso é baseado num portefólio de recursos de aprendizagem, incluindo referências gramaticais e lexicais, permitindo a análise de diversos textos literários, culturais e jornalísticos. Além disso, são utilizados recursos audiovisuais online para enfatizar o estilo, o conteúdo, o uso da linguagem e a competência intercultural.
O programa tem como objetivo alcançar os seguintes resultados:
1. desenvolvimento das competências de escrita dos alunos relacionadas com a produção de textos;
2. avanço das competências orais para alcançar fluência ao nível B2;
3. expressão espontânea e fluente sem hesitação percetível, permitindo o uso flexível e eficaz do inglês para fins sociais e profissionais;
4. compreensão de uma ampla gama de textos extensos e desafiadores;
5. produção de textos claros, bem estruturados e detalhados sobre vários tópicos complexos em diferentes géneros;
6. aprofundamento e consolidação do conhecimento lexical e gramatical.
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino
Inglês III (LTUR) adota uma abordagem comunicativa que coloca o aluno no centro da análise de textos, discussões e comentários. O curso enfatiza perspetivas interculturais e sociais, incorporando uma variedade de tarefas destinadas a estimular a interação e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma em torno de uma série de temas. A discussão desempenha um papel crucial, precedida por input e análise escritos ou orais, e seguida por tarefas escritas. Estas tarefas envolvem tanto competências linguísticas como extralinguísticas, melhorando o conhecimento gramatical e lexical através do uso frequente da internet e de meios audiovisuais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem
A abordagem de ensino sistemática e cumulativa foca em exercícios escritos e orais para desenvolver uma variedade de competências, desde o domínio das formas e significados gramaticais até à fluência produtiva. Artigos e textos atuais são utilizados como base para discussões em aula e para a escrita de trabalhos de opinião e análise. Atividades práticas oferecem aos alunos oportunidades de se envolverem em diversos contextos de uso da língua inglesa ao nível B2, garantindo que alcancem uma compreensão sólida do currículo e um domínio adequado das competências de leitura, escrita, audição e fala.
Bibliografia
Bibliografia
Materiais selecionados de várias fontes dentro da área de estudo e interesse dos alunos: contos, artigos de jornal e artigos de investigação atuais.
● Hewings, Martin. Advanced Grammar in Use: A Reference and Practice Book for Advanced Learners of English. Cambridge, Cambridge University Press, 2013.
● Kenny, Nick, et al. CAE Gold Plus. Coursebook. Longman, 2008.
● Mccarthy, Michael, and Felicity O'dell. English Phrasal Verbs in Use: Advanced. Cambridge University Press, 2007.
● Mccarthy, Michael, and Felicity O'dell. English Vocabulary in Use: Advanced. Cambridge, Cambridge University Press, 2006.
Recursos online
● Cambridge Dictionary: English Dictionary, Translations & Thesaurus: https://dictionary.cambridge.org
● Definitions, Meanings, Synonyms, and Grammar by Oxford Dictionary: https://www.lexico.com
● Longman Dictionary of Contemporary English: https://www.ldoceonline.com
● Purdue University Online Writing Lab (OWL): https://owl.english.purdue.edu
Observações
Docência assegurada pela Dra. Susan Dee Toepke.