Economia do Turismo
Código
0103126Créditos ECTS
6Objetivos
1) Conhecer os principais modelos teóricos utilizados pelos economistas para avaliar e descrever o funcionamento da atividade turística;
2) Saber enquadrar e interpretar problemas específicos relacionados com o turismo, numa perspetiva económica, incluindo os resultados de estudos empíricos;
3) Resolver problemas, recorrendo à formalização matemática, com base nos modelos teóricos estudados.
Programa
1. Definições e conceitos fundamentais
2. Procura turística e oferta turística
3. O mercado turístico e o equilíbrio. Estática comparada
4. Estruturas de mercado e políticas de preços
5. Aspetos macroeconómicos do turismo e dos destinos turísticos
6. As políticas públicas no turismo
Métodos de Ensino
O formato de lecionação é composto por aulas teóricas complementadas por aulas teórico-práticas. Cada capítulo inicia-se com uma ou mais questões colocadas aos alunos onde o docente ouve durante alguns minutos a opinião dos mesmos e tenta conduzi-los, se tal se mostrar necessário, para um raciocínio próximo daquilo que será então lecionado na aula teórica. Nas aulas teóricas, que se seguem após esta breve auscultação, o docente expõe então a teoria económica referente a cada capítulo. As aulas teórico-práticas destinam-se a resolver exercícios e a comentar textos e afirmações, nomeadamente as veiculadas pela imprensa, ou provenientes de artigos científicos, ao abrigo dos modelos apresentados nas aulas teóricas.
Bibliografia
Cooper, C., Fletcher, J., Gilbert D., & Wanhill, S. (2008). Tourism: Principles and Practice. New York: Pearson.
Cunha, L. (2006). Economia e Política do Turismo. Lisboa: Verbo Editora.
Reece, W. S. (2010). The Economics of Tourism. Mass: Prentice Hall.
Stabler, M. J., Papatheodorou, A., & Sinclair, M. T. (2010). The Economics of Tourism. London: Routledge.
Vanhove, N. (2005). The Economics of Tourism Destinations. New York: Elsevier.
Artigos a distribuir pelo docente.