Espanhol I

Código

0103127

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Perceber textos escritos de baixa complexidade e relativos à vida quotidiana

2.Usar corretamente o vocabulário do dia a dia

3.Escrever textos pouco complexos e expressar-se oralmente proporcionando informação básica sobre si próprio.

4.Manter conversações básicas sobre a realidade que rodeia o aluno

Programa

 

Conteúdos gramaticais:

 -        Alfabeto e números.

 -        Pronomes pessoais sujeito.

 -        Pronomes possessivos.

 -        Verbos regulares e irregulares no presente do indicativo.

 -        Verbos reflexivos.

 -        Frases interrogativas e afirmativas.

 -        Artigos definidos e indefinidos.

 -        Construção de frases simples.

 -        Adjetivos básicos.

 -        Expressões de tempo e frequência.

 

Conteúdos lexicais:

 - A diversidade cultural nos países hispanofalantes. Exploração de variedades do espanhol.

- Cumprimentos e despedidas.
- Vocabulário básico de apresentação pessoal.
- Vocabulário relacionado a compras, transporte e restaurantes.
- Números até 100.
- Vocabulário para rotinas diárias.

- Dias da semana e meses do ano.
- Palavras e expressões relacionadas ao clima.
- Escrever mensagens curtas

- Vocabulário para situações cotidianas: pedir direções, fazer compras.
- Palavras e expressões para descrever atividades diárias.
- Vocabulário sobre festividades e tradições.

 

Métodos de Ensino

As aulas decorrem baseadas numa seleção de textos estruturada em diferentes blocos temáticos e com a seguinte estrutura: apresentação de uma parte teórica cujo conteúdo tem a ver com os tópicos gramaticais, realização de exercícios escritos, audição de exercícios orais, exercícios que visam uma interação entre os alunos ou entre alunos/docente, leitura de textos breves e perguntas de compreensão do texto.

Bibliografia

CORPAS, J., García E., Garmendia A. (2013) Aula Internacional 1 , Barcelona: Difusión.

Material complementar
- Actividades para el MCER A1 y A2 + audio (nueva edición). En Clave ELE, 2018.
- Castro, Francisca. Uso de la gramática elemental. Ed. Edelsa, 2010.
- Concha Moreno, Gretel Eres Fernández. Gramática contrastiva del español para brasileños, SGEL, Madrid, 2007.
- Cuadernos de gramática española A1. Difusión, Barcelona, 2018.
- Gramática de uso del español. Ed. SM, Madrid, 2009.
- Gramática básica del estudiante de español - A1-B2 (Nueva edición revisada). Difusión, Barcelona, 2021.
- Palacios, Rosa. Vocabulario activo e ilustrado del español. SGEL, Madrid, 2010.
Material de consulta
- Diccionario de la Real Academia Española (www.rae.es)
- Diccionario Panhispánico de Dudas de la Real Academia (www.rae.es)

- Vademécum Grupo Efe (www.efe.com)

Método de Avaliação