Espanhol I

Código

0103127

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Perceber textos escritos de baixa complexidade e relativos à vida quotidiana

2.Usar corretamente o vocabulário do dia a dia

3.Escrever textos pouco complexos e expressar-se oralmente proporcionando informação básica sobre si próprio.

4.Manter conversações básicas sobre a realidade que rodeia o aluno

Programa

1. Os sons do espanhol e a sua escrita.
2. O substantivo: explicação e uso. O género, o número, os heterogenéricos.
3. O adjetivo: género, número, grau.
4. O presente de indicativo: conjugação regular e irregular.
5. Os pronomes e adjetivos possessivos e demonstrativos.
6. O imperativo, conjugação regular e irregular.
7. A comparação.
8. O passado simples. Conjugação e uso.

Métodos de Ensino

As aulas decorrem baseadas numa seleção de textos estruturada em diferentes blocos temáticos e com a seguinte estrutura: apresentação de uma parte teórica cujo conteúdo tem a ver com os tópicos gramaticais, realização de exercícios escritos, audição de exercícios orais, exercícios que visam uma interação entre os alunos ou entre alunos/docente, leitura de textos breves e perguntas de compreensão do texto.

Bibliografia

CORPAS, J., García E., Garmendia A. (2013) Aula Internacional 1 , Barcelona: Difusión.

MORENO, Concha et al. 2010. Nuevo Avance Básico (A1+A2). Madrid: SGEL.

FERNÁNDEZ et al. 1990 Curso intensivo de español. Gramática. Madrid: SGEL.

GONZÁLEZ HERMOSO e SÁNCHEZ ALFARO, 1995. Español lengua extranjera. Curso práctico, Madrid: Edelsa.

CASTRO, Francisca, 1996. Uso de la gramática española. Elemental. Madrid: Edelsa.

MARTÍN PERIS, Ernesto e SANS BAULENAS, Neus. 1997. Gente. Curso de español para extranjeros. Barcelona: Difusión.

FERNÁNDEZ DÍAZ, Rafael, 1999. Prácticas de gramática española para hablantes de portugués. Cuadernos de prácticas de español/LE. Madrid: Arcolibros.

MORENO, Concha e ERES FERNÁNDEZ, Gretel, 2007. Gramática contrastiva del español para brasileños. Madrid: SGEL.

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência - 50 %
  • 2.ª Frequência - 50 %