Microeconomia II

Código

0104605

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Compreender a teoria subjacente ao funcionamento de diferentes estruturas de mercado;
2) Compreender a ligação entre o mercado de bens e serviços e o mercado de fatores produtivos;
3) Identificar as condições de equilíbrio geral de uma economia e o ótimo de Pareto;
4) Reconhecer a importância da regulamentação dos mercados e os problemas levantados pela existência de fenómenos de externalidades e informação assimétrica;
5) Resolver exercícios assentes na formalização matemática e apoiados na análise gráfica.

Programa

1. Concorrência Perfeita

2. Monopólio

3. Oligopólio e Teoria dos Jogos

4. Concorrência Monopolística

5. Mercado de Fatores

6. Equilíbrio Geral e o Ótimo de Pareto

7. Externalidades, Bens Públicos e a Intervenção do Estado

8. Economia da Informação: O problema da informação assimétrica

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino concentra-se nas seguintes três vertentes: a) exposição teórica da matéria, com uma detalhada apresentação de cada uma das temáticas e demonstração matemática dos principais resultados b) resolução de exercícios numéricos propostos pelo docente, que decorrerá sempre após a exposição teórica de cada capítulo e c) discussão de situações específica retiradas, por exemplo, das notícias veiculadas pela comunicação ou de artigos científicos. 

Bibliografia

Emerson, P. M. (2019). Intermediate Microeconomics. Oregon State University. 

Mateus, A. & Mateus, M. (2002). Microeconomia Teoria e Aplicações (Vol. I). Lisboa:  Editorial Verbo

Mateus, A. & Mateus, M. (2002). Microeconomia Teoria e Aplicações (Vol. II). Lisboa: Editorial Verbo.

Varian, H. R. (2014), Intermediate Microeconomics: A Modern Approach. New York: W. W. Norton & Company (International Student Edition).

Outros elementos de apoio às aulas a disponibilizar pelo docente na plataforma moodle.

Método de Avaliação