Introdução ao Marketing

Código

0105806

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Identificar as necessidades e desejos do consumidor, de modo a desenvolver estratégias que permitam criar valor para o cliente e a obter valor em troca;
2. Perceber como se pode envolver o cliente através das tecnologias digitais e dos media sociais;
3. Entender como construir e gerir marcas fortes, que criem valor para o cliente e permitam estabelecer relacionamentos rentáveis com os clientes;
4. Explicar como se pode avaliar e gerir o retorno do investimento em marketing;
5. Compreender a crescente adoção de uma visão global dos negócios e implementação de práticas de sustentabilidade;
6. Fomentar o pensamento crítico e o debate em torno de exemplos e casos reais, desenvolvendo competências de comunicação oral e escrita e de trabalho em grupo.

Programa

Parte I – Definição de Marketing e de Processo de Marketing

1.Marketing: Criação de Valor e Envolvimento do Cliente

2.Estratégia Empresarial e Estratégia de Marketing: Parceria para Criar Envolvimento, Valor e Relacionamentos com o Cliente

 

Parte II – Compreensão do Mercado e do Valor para o Cliente

3.Análise do Ambiente de Marketing

4.Gestão da Informação de Marketing

5.O Comportamento do Comprador no Mercado de Consumo e no Mercado Empresarial ou Business-to-Business

 

Parte III – Conceção da Estratégia de Marketing e do Marketing Mix Orientados para a Criação e Entrega de Valor ao Cliente

6.Estratégia de Marketing Orientada para a Criação de Valor

7.Produtos, Serviços e Marcas: A Criação de Valor

8.Desenvolvimento de Novos Produtos e Gestão do Ciclo de Vida do Produto

9.Preço: Valor Percebido pelo Cliente

10.Canais de Marketing: Entrega de Valor ao Cliente

11.Comércio a Retalho e Comércio por Grosso

12.Envolver e Comunicar Valor ao Cliente: Publicidade e Relações Públicas

13.Venda Pessoal e Promoção de Vendas

14.Marketing Digital

 

Métodos de Ensino

O método de ensino baseia-se na exposição dos conteúdos programáticos e na discussão e análise crítica das temáticas abordadas e de casos práticos. Utilizam-se diapositivos e suportes audiovisuais de multimédia na exposição oral dos conteúdos e identificam-se e facultam-se referências bibliográficas de suporte ao acompanhamento do programa, bem como ao estudo de casos. Toda a informação relevante sobre a unidade curricular é disponibilizada online através da plataforma Moodle. Fomentam-se sessões de trabalho em grupo sob a orientação da docente. A avaliação contínua compreende a participação nas aulas e debates e a elaboração de um projeto/resolução de cases studies sob a orientação da docente, com apresentação oral.

Bibliografia

  • Armstrong, G., Kotler, P., & Opresnik, M. O. (2023). Marketing: An Introduction (15th ed.). Pearson.
  • Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J.V. (2015). Mercator da Língua Portuguesa: Teoria e Prática do Marketing (16ª ed.). Dom Quixote.
  • Casos de estudo e outros recursos que serão indicados ao longo do semestre.

Método de Avaliação