Introdução ao Marketing

Código

0105806

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Identificar as necessidades e desejos do consumidor, de modo a desenvolver estratégias que permitam criar valor para o cliente e a obter valor em troca;
2. Perceber como se pode envolver o cliente através das tecnologias digitais e dos media sociais;
3. Entender como construir e gerir marcas fortes, que criem valor para o cliente e permitam estabelecer relacionamentos rentáveis com os clientes;
4. Explicar como se pode avaliar e gerir o retorno do investimento em marketing;
5. Compreender a crescente adoção de uma visão global dos negócios e implementação de práticas de sustentabilidade;
6. Fomentar o pensamento crítico e o debate em torno de exemplos e casos reais, desenvolvendo competências de comunicação oral e escrita e de trabalho em grupo.

Programa

1. Criação de Valor e Envolvimento do Cliente;
2. Análise do Ambiente de Marketing;
3. Gestão da Informação de Marketing;
4. O Comportamento do Comprador no Mercado de Consumo e no Mercado Empresarial;
5. Conceção da Estratégia de Marketing Orientada para a Criação de Valor;
6. Marketing Online, Móvel e nos Media Sociais.

Métodos de Ensino

O método de ensino baseia-se na exposição dos conteúdos programáticos e na discussão e análise crítica das temáticas abordadas e de casos práticos. Utilizam-se diapositivos e suportes audiovisuais de multimédia na exposição oral dos conteúdos e identificam-se e facultam-se referências bibliográficas de suporte ao acompanhamento do programa, bem como ao estudo de casos. Toda a informação relevante sobre a disciplina é disponibilizada online através da plataforma Moodle. Fomentam-se sessões de trabalho em grupo sob a orientação da docente. A avaliação contínua compreende a participação nas aulas e debates e a elaboração de um projeto/resolução de cases studies sob a orientação da docente, com apresentação oral.

Bibliografia

Armstrong, G. e Kotler, P. (2017). Marketing: An Introduction (13th ed.). Boston: Pearson.

Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. e Rodrigues, J.V. (2015). Mercator da Língua Portuguesa: Teoria e Prática do Marketing (16ª ed.). Alfragide: Dom Quixote.

Casos de estudo e outros recursos que serão indicados ao longo do semestre.

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência - 30 %
  • 2.ª Frequência - 30 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %