Estatística I

Código

0103100

Créditos ECTS

6

Objetivos

Adquirir conhecimentos sobre os conceitos fundamentais de estatística descritiva e de inferência estatística a serem utilizados ao longo do curso de Economia. Pretende-se que o aluno conheça e saiba aplicar: as estatísticas adequadas à descrição de conjuntos de dados; os conceitos de probabilidade e distribuição de probabilidades; as principais distribuições de probabilidade; o conceito de amostragem; a estimação de parâmetros; os testes de hipóteses.

Pretende-se que os alunos adquiram competências fundamentais, no domínio da Estatística Descritiva e da Estatística Inferencial paramétrica, para a realização de estudos de análise estatística, inclusivamente a nível da utilização de software apropriado (v.g., SPSS).

Programa

Conteúdos programáticos

1. Introdução e Descrição dos dados - métodos gráficos e numéricos:

1.1. Classificação de variáveis;

1.2. Medidas de tendência central e de dispersão;

1.3. Medidas para a relação entre variáveis.

 

2. Teoria da Probabilidade:

2.1. Experiência aleatória, resultados e acontecimentos;

2.2. Regras da probabilidade. Probabilidade bivariada. Teorema de Bayes.

 

3. Variáveis aleatórias do tipo discreto:

3.1. Distribuições de probabilidade para variáveis discretas;

3.2. Distribuição: Binomial, Hipergeométrica e de Poisson.

 

4. Variáveis aleatórias do tipo contínuo:

4.1. A distribuição Normal; Aproximação à distribuição Binomial e à Poisson.

 

5. Teoria da amostragem:

5.1. Distribuição amostral da média e da proporção.

 

6. Estimação:

6.1. Propriedades dos estimadores;

6.2. Intervalos de confiança.

 

7. Testes de hipóteses:

7.1. Teste de hipóteses para a média e para a proporção;

7.2. Teste de hipóteses para a diferença de: duas médias e duas proporções.

Métodos de Ensino

Aplicam-se metodologias baseadas na exposição do professor, recorrendo-se algumas vezes ao auxílio de aplicações informáticas. Nas aulas teóricas todos os conteúdos lecionados são imediatamente seguidos de exemplos de aplicação, para uma melhor compreensão desses conteúdos.
Nas aulas práticas os alunos são desafiados a resolver problemas e casos de estudo. O docente acompanha os alunos na resolução de problemas, fomentando-se a discussão das metodologias e dos resultados obtidos.

Na leccionação da unidade curricular é dada ênfase ao conhecimento dos conceitos e à interpretação dos resultados obtidos. A transmissão de técnicas fundamentais da análise quantitativa de dados e a sua aplicação, por intermédio de exercícios e utilização de software estatístico, a situações reais relevantes, em particular na Economia, permitirá capacitar os discentes com as bases fundamentais de Estatística I, neste nível de ensino.
Nas aulas práticas o docente acompanha os alunos na resolução de problemas, fomentando-se a discussão das metodologias e dos resultados obtidos, proporcionando-se assim a possibilidade de uma reflexão sobre a escolha apropriada das técnicas de análise exploratória de dados e nos pressupostos a ter em consideração para uma utilização dos métodos da estatística inferencial. São utilizadas, por vezes, aplicações informáticas, tais como o SPSS ou o MS. Excel no decurso da análise de dados.

Bibliografia

Statistics for Business and Economics.
Paul Newbold,
William L. Carlson
Betty Thorne
7ª Edição. 2009. Pearson Prentice Hall. ISBN -13: 9780136085362

Estatística
Rui Campos Guimarães
José A. Sarsfield Cabral
2ª Edição. 2007. McGraw-Hill. ISBN 9788448155896

Método de Avaliação