Introdução à Microeconomia

Código

0105005

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Estudar o objeto da Economia, explorando a questão do problema económico e da economia como ciência social;
2) Estudar as teorias da procura, oferta e determinação do preço, incidindo sobre a análise das respetivas elasticidades e suas aplicações;
3) Estudar a teoria do comportamento do consumidor e a teoria da produção e respetivos custos;
4) Abordar a concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolística, considerando as caraterísticas específicas dessas organizações de mercados e do respetivo sistema de fixação de preços;
5) Adquirir conhecimentos relativos à compreensão dos assuntos anteriormente mencionados, com abordagem intuitiva e gráfica, permitindo a familiarização com os modelos apresentados e, em alguns casos, a respetiva formalização matemática.

Programa

1. O Objeto da Economia

1.1. O problema económico

1.2. A Economia como ciência social

1.3. Os instrumentos da economia

1.4. Os agentes económicos

2. Princípios Básicos da Procura e Oferta

2.1. A teoria da procura

2.2. A teoria da oferta

2.3. A determinação do preço

2.4. Elasticidades

3. Aplicações em Política Microeconómica

3.1. O problema da agricultura

3.2. O problema da fixação de preços

4. Teoria do Comportamento do Consumidor

4.1. Utilidade e preferências

4.2. O equilíbrio do consumidor

4.3. Teoria do consumidor na prática

4.4. Comportamento em condições de incerteza

5. Produção e Custos

5.1. Teoria da produção

5.2. Teoria dos custos

6. Mercados e Preços

6.1. Concorrência perfeita

6.2. Monopólio

6.3. Oligopólio

6.4. Concorrência monopolística

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular desenvolve-se dividida semanalmente em uma aula teórica e uma aula prática, sendo que esta última prevê o seguimento/sedimentação dos assuntos tratados anteriormente. Tanto a aula teórica como a aula prática são colocadas à disposição dos alunos na plataforma destinada a este efeito (moodle.uac.pt). Acrescente-se o facto de estar à disposição de todos os alunos um horário de atendimento semanal de 1 hora para o esclarecimento de qualquer questão ou dúvida relacionada com a unidade curricular, bem como fóruns online na plataforma anteriormente identificada.

Bibliografia

Mankiw, Gregory (2021) Introdução à Economia (3ªEdição). Elsevier Academic

Samuelson, Paul A., & Nordhaus, William D. (2018). Economia (19ªEdição). McGraw Hill

Método de Avaliação