Animação Turística
Código
0104695Créditos ECTS
6Objetivos
1) Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre os aspetos relacionados com a organização e gestão das empresas de Animação Turística;
2) Sensibilizar os alunos para os diversos aspetos relacionados com a operacionalização das atividades turísticas;
3) Analisar diferentes perfis e realidades de empresas e contribuir para o conhecimento do mercado e públicos-alvo;
4) Compreender o espírito empresarial na gestão das empresas de Animação Turística;
5) Analisar o enquadramento legal das empresas de Animação Turística.
Programa
1. Principais conceitos
1.1 Principais conceitos de animação
1.2 Antecedentes históricos
2. Caracterização da animação
2.1 Evolução e importância da animação sociocultural e turística
2.2 Tipos de animação
3. O animador
3.1 Formação
3.2 Perfil
3.3 Funções
4. Programas e projetos de animação
4.1 Estudo do público-alvo
4.2 Experiência turística
4.3 Organização de eventos
4.4 Tendências da animação
5. Gestão empresarial da Animação Turística
5.1 Envolvimento da gestão de topo
5.2 Enquadramento legal das empresas de Animação Turística
Métodos de Ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. Para se alcançarem os objetivos é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.
Bibliografia
Bibliografia Principal
- Pereira, O., Matos, P., & Dias, F. (2012). Manual de Animação Turística e Cultural. Porto: Media XXI.
- Trilla, J. (Coord.) (2004). Animação Sociocultural: Teorias, Programas e Âmbitos. Lisboa: Instituto Piaget. Coleção: Horizontes Pedagógicos.
- Almeida, P., & Araújo, S. (2017). Introdução à Gestão de Animação Turística (2ª ed.). Lisboa: Lidel.
Bibliografia Complementar
- Abranja, N., Alcântara, A., Braga, C., Marques, A., & Nunes, R. (2012). Gestão de Agências de Viagens e Turismo. Lisboa: Lidel. Coleção: Hotelaria e Turismo.
- Cunha, L. (2001). Introdução ao Turismo. Lisboa: Editorial Verbo.
- Goleman, D. (2010). Inteligência Emocional. Lisboa: Círculo de Leitores. Coleção: Temas e Debates.
- Kusluvan, S. (2003). Managing Employee Attitudes and Behaviors in the Tourism and Hospitality Industry. New York: Nova Science Publishers.
- Silva, F., & Umbelino, J. (Coord.) (2017). Planeamento e Desenvolvimento Turístico. Lisboa: Lidel.
- Vieira, J. (2015). Eventos e Turismo - Planeamento e Organização: Da Teoria à Prática. Lisboa: Edições Sílabo.
- Artigos científicos, casos de estudo e outros recursos que serão indicados ao longo do semestre.