Técnicas de Agências de Viagens e Operadores Turísticos

Código

0104694

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Compreender a dinâmica e estrutura da distribuição turística e o papel dos intermediários;
2) Compreender e distinguir o trabalho desenvolvido pelos diversos intervenientes;
3) Identificar métodos, procedimentos e técnicas adequadas à operação e reserva dos produtos e serviços turísticos;
4) Desenvolver competências técnicas relacionadas com o mercado de turismo e viagens;
5) Desenvolver competências de comunicação oral e escrita.

Programa

1. O Sistema de Distribuição Turística

2. Agências de Viagens e Operadores Turísticos

3. Programação de Pacotes Turísticos

4. Tecnologias de Informação e Comunicação na Distribuição Turística

Métodos de Ensino

As aulas serão de cariz teórico-prático e terão por base a exposição de conteúdos, a análise e discussão de textos e estudos de caso e a realização de exercícios práticos. Serão proporcionadas oportunidades de contato direto com profissionais da área, promovendo apresentações de oradores convidados em contexto de sala de aula. Ainda, serão organizadas visitas de estudo para contacto com empresas e organizações.

 

Bibliografia

Abranja, N., & Magalhães, C. (2018). Gestão de Agências de Viagens e Turismo (2ª ed. atualizada). Lidel.

Buhalis, D. (2022). Encyclopedia of Tourism Management and Marketing. Edward Elgar Publishing.

Cunha, L. (2013). Economia e Política do Turismo (3ª ed.). Lidel.

Cunha, L., & Abrantes, A. (2019). Introdução ao Turismo (6ª ed.). Lidel.

Okumus F., Altinay L., & Chathoth P. (2010). Strategic Management for Hospitality and Tourism: Routledge.

Método de Avaliação