Técnicas de Agências de Viagens e Operadores Turísticos

Código

0104694

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Compreender a dinâmica e estrutura da distribuição turística e o papel dos intermediários;
2) Compreender e distinguir o trabalho desenvolvido pelos diversos intervenientes;
3) Identificar métodos, procedimentos e técnicas adequadas à operação e reserva dos produtos e serviços turísticos;
4) Desenvolver competências técnicas relacionadas com o mercado de turismo e viagens;
5) Desenvolver competências de comunicação oral e escrita.

Programa

1. As potencialidades dos Açores no contexto turístico;
2. A promoção turística;
3. O Turismo Sustentável e Responsável;
4. As empresas turísticas e o posicionamento das agências de viagens;
5. Intervenientes, funções e atividades desempenhadas;
6. A terminologia utilizada no contexto turístico;
7. As tecnologias de informação relevantes para as agências de viagens;
8. Os canais de venda.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas é utilizado o Powerpoint. O diálogo e a interrogação estão sempre presentes nas aulas, pelo que a participação dos alunos e o debate de ideias é muito importante. No GDS/Centrais de Reservas as aulas são sempre em ambiente informático nas respectivas ferramentas, com uma parte de aprendizagem e outra de experimentação. A avaliação é composta por dois testes escritos.

Bibliografia

Abranja, N., & Magalhães, C. (2018). Gestão de Agências de Viagens e Turismo (2ª ed. actualizada). Lidel.

Braga, D. C. (2008). Agências de Viagens e Turismo: Práticas de Mercado. Editora Campus.

Cunha, L. (2013). Economia e Política do Turismo (3ª ed.). Lidel.

Cunha, L., & Abrantes, A. (2013). Introdução ao Turismo (5ª ed.). Lidel.

Moniz, A. I. (2009). A Sustentabilidade do Turismo em Ilhas de Pequena Dimensão: O Caso dos Açores. Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico.

United Nations World Tourism Organization (2013). Sustainable Tourism for Development Guidebook. UNWTO.

United Nations World Tourism Organization (2018). Annual Report 2017. UNWTO.

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência - 50 %
  • 2.ª Frequência - 50 %