Economia Aplicada
Código
0200548Créditos ECTS
4Objetivos
1) Aprofundar a lógica e o método da intervenção do Estado na economia;
2) Compreender o problema da maximização da utilidade dos consumidores na presença de bens públicos, o problema das externalidades, o problema da fiscalidade e as políticas de redistribuição de rendimento;
3) Atingir um nível de domínio dos temas tratados que permita formalizar, gráfica e matematicamente, problemas da intervenção pública na economia;
4) Avaliar os custos e benefícios destas intervenções.
Programa
A. Consumidores, Empresas e o Mercado
I - O Consumidor
II - O Produtor
III - Os Mercados
B. A Intervenção Governamental numa Economia de Mercado
IV - A Intervenção Governamental numa Economia de Mercado
V - Eficiência, Equidade e Crescimento
VI - Análise Custo-Benefício
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino utilizadas baseiam-se em métodos expositivos, intuitivos e ativos. Dentro dos métodos expositivos utiliza-se a explicação em aulas essencialmente teóricas, promovendo-se, sempre que adequado o diálogo com os alunos. Dentro do método intuitivo utiliza-se a demonstração teórica de diversos conceitos. No método ativo, recorre-se a trabalhos individuais ou em grupo
Bibliografia
Gruber, Jonathan (2005), Public Finance and Public Policy. Worth Publishers, N. York.
Hindricks, Jean e Myles, Gareth (2006) Intermediate Public Economics, Cambridge, Massachusetts: The MIT Press
Mateus, Abel e Mateus, Margarida (2002), Microeconomia: Teoria e Aplicações I e II. Editorial Verbo, Lisboa.
Pereira, Paulo Trigo, António Afonso, Manuela Arcanjo, José E. G. Santos (2012) Economia e Finanças Públicas 4ª edição, Lisboa, Escolar Editora.
Rosen, H. S. (1995) Public Finance, 5th Ed., Chicago: Richard Irwin, Inc.
Stiglitz, J. (1988) Economics of the Public Sector, 2nd Ed., New York: W.W. Norton & Company.
Método de Avaliação
- 1.ª Frequência - 30 %
- 2.ª Frequência - 30 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %