Inglês I
Código
0101506Créditos ECTS
6Objetivos
Desenvolvimento de competências linguísticas ao nível A2.2 do Quadro Europeu Comum de Referência
1. Falar: usar frases simples para comunicar em situações do dia a dia e em contextos definidos; usar estruturas simples corretamente, ligando-as com conetores apropriados; trocar informações e expressar opiniões; articular a fala articulada com clareza, apesar de eventual interferência da língua mãe;
2. Escrever: escrever textos simples e bem ligados sobre temas familiares; usar conectores simples para ligar frases; descrever e/ou analisar as próprias opiniões;3. Ouvir: perceber o sentido geral das falas relacionadas com as áreas de interesse, desde que sejam claras e bem estruturadas; seguir os pontos principais dum argumento;
4. Ler: ler e compreender o conteúdo essencial de textos factuais simples; detetar palavras e ideias chave e seguir um argumento simples.
Programa
CONTEÚDO GRAMATICAL:
1. Presente Simples
2. Presente Contínuo
3. Frases negativas
4. Perguntas com resposta sim-não (verbos auxiliares e ordem das palavras em todos os tempos verbais)
5. Perguntas a solicitar informação
6. Passado Simples e Contínuo
7. Presente Perfeito Simples e Contínuo
8. Falar sobre o futuro (“going to”, futuro simples, presente contínuo e presente simples)
9. Revisão dos verbos modais mais comuns
10. Phrasal verbs (sintagmas verbais com preposições e advérbios)
11. Orientações gerais sobre a pronúncia: sons consonantais e vogais; elisão; acentuação das palavras; entoação.
CONTEÚDO FUNCIONAL/NOCIONAL:
1. Pedir e fornecer informações gerais e pessoais
2. Descrever pessoas, lugares e situações
3. Falar de interesses, passatempos e experiências passadas
4. Exprimir e trocar opiniões sobre questões atuais
5. O futuro: planos, ambições e previsões
6. Escrever e responder a mensagens informais e semi-formais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular:
Dando continuidade ao estudo prévio da língua, a disciplina de Inglês I reforça as competências linguísticas dos/as estudantes ao nível A2.2-B1.1 do Proficiency Level definido pelo Common European Framework of Reference for Language. Focando os parâmetros dos vários cursos, a disciplina baseia-se em duas dimensões basilares: a Gramática do Inglês apresentada em relação às várias áreas de estudo. Como tal, as aulas combinam o estudo de dimensões essenciais da língua com a prática de aspetos fundamentais de Relações Públicas, Comunicação Social, Estudos Europeus, etc. Ao reforçar as competências em Inglês ao nível elementar, no contexto das profissões, a disciplina de Inglês I trata as seguintes questões: formular ideias e perguntas sobre amigos, familiares e pessoas conhecidas; descrever relações de amizade e na família e relatar histórias de relacionamentos; auxiliar pessoas e lidar com situações de stress e conflito; expor ideias acerca de passatempos, interesses e experiências no passado; transmitir informação e avaliar notícias apresentadas na comunicação social; e considerar aspetos da realidade europeia no passado e no presente.
Métodos de Ensino
Uma seleção de clips de vídeo e áudio, artigos noticiosos, ensaios e outros textos será utilizada para estimular a discussão e/ou para introduzir os diferentes tópicos. Haverá uma abordagem integrada das quatro competências (ouvir, falar, ler e escrever), que será complementada pelo estudo intensivo de tópicos gramaticais e/ou do uso do inglês. Será dada ampla oportunidade aos estudantes de praticarem competências linguísticas, individualmente e em pares ou grupos.
Bibliografia
AZAR, B. S. (1990). Understanding and Using English Grammar, Textbook and Workbooks A and B. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall.
BLAND, S. et al. (2012). Grammar Sense 3. Oxford: University Press.
BRYSON, B. (2000). The Mother Tongue: English and How It Got That Way. London & New York: Harper Collins.
CELCE-MURCIA, M. & LARSEN-FREEMAN, D. (1998). The Grammar Book: An ESL/EFL Teacher’s Course. Boston: Heinle & Heinle.
COE, N. et al. (2019). Oxford Practice Grammar: Basic. Oxford: University Press.
EASTWOOD, J. (2019). Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: University Press.
FUCHS, M. (2006). Focus on Grammar 3: An Integrated Skills Approach. New York: Pearson Longman.
MURPHY, R. (2004). English Grammar in Use. Cambridge: University Press.
NAYLOR, H. (2007). Essential Grammar in Supplementary Exercises. Cambridge: University Press.
PAVLIK, C. (2012). Grammar Sense 2. Oxford: University Press.
SWAN, M. & WALTER, C. (2011). Oxford English Grammar Course: Basic & Intermediate. Oxford: University Press.