Produção e Operações
Código
0104671Créditos ECTS
6Objetivos
1) Compreender o âmbito e aplicações da Gestão da Produção;
2) Implementar um sistema de controlo de filas de espera;
3) Calcular estatísticas que permitem monitorizar o sistema de qualidade;
4) Realizar previsões da procura;
5) Escolher a localização ótima para uma infraestrutura.
6) Calcular a quantidade ótima a encomendar de determinado produto;
7) Coordenar a implementação de um projeto.
Programa
INTRODUÇÃO
1. Âmbito e Contexto
2. Caracterização da Gestão de Produção e Operações
3. Competitividade
4. Produtividade
CONCEPÇÃO DO PRODUTO E SELECÇÃO DO PROCESSO
1. Óptica da Produção
2. Óptica dos Serviços
3. Aplicação dos Modelos de Filas de Espera
4. Controle de Qualidade
CONCEPÇÃO DE INSTALAÇÕES E DO TRABALHO
1. Previsão da Procura
2. Planeamento de Capacidade e Localização
3. Aplicação dos Modelos de Simulação
4. Concepção e Medição do Trabalho
ARRANQUE DO SISTEMA
1. Planeamento e Controlo de Projetos
2. Curvas de Experiência
O SISTEMA EM ESTADO ESTACIONÁRIO
1. Modelos de Stocks
2. Tópicos sobre Just-in-Time e Qualidade Total
Métodos de Ensino
A metodologia passa numa primeira fase de cada temática pela exposição e explicação da matéria teórica, recorrendo-se a diapositivos e demonstrações no quadro de parede, recorrendo-se ao diálogo permanente com os alunos e, sempre que adequado, ao debate de ideias e experiências de modo a facilitar a apropriação dos conhecimentos.
Numa segunda fase passa por aplicar os conceitos com estudo de casos na sala de aula, tanto individuais como trabalho em pequenos grupos, por forma a consolidar os conceitos apreendidos. São facultados aos alunos cópias das transparências utilizadas em sala de aula.
Bibliografia
CHASE, Richard B. and AQUILANO, Nicholas J., GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES, Perspectiva do Ciclo de Vida, Monitor, 1.ª Edição, Lisboa, 1995. (Manual Recomendado)
2. HEIZER, Jay and RENDER, Barry, OPERATIONS MANAGEMENT, Prentice Hall, 7.ª Edição, New Jersey, 2004.
3. PINTO, João Paulo, GESTÃO DE OPERAÇÕES na Indústria e nos Serviços, Lidel – Edições Técnicas, Lisboa, 2006.
4. HILLER AND LIEBERMAN, INTRODUTION TO OPERATIONS RESEARCH, HOLDEN-DAY, INC., 7.ª EDIÇÃO, SAN FRANCISCO, CA, 2001.
5. TAHA, HANDY, OPERATIONS RESEARCH, AN INTRODUTION, MACMILLAN PUBLISHING CO., INC., NEW YORK, 1997.
Método de Avaliação
- 1ª Frequência: - 50 %
- 2ª Frequência: - 50 %