Introdução à Microeconomia
Código
0103164Créditos ECTS
6Objetivos
1) Obter uma compreensão, com abordagem intuitiva e gráfica, dos princípios básicos da microeconomia, nomeadamente, as teorias do consumidor e do produtor, bem como as organizações de mercado;
2) Adquirir conhecimentos no que respeita a compreensão dos assuntos anteriormente mencionados, com abordagem intuitiva e gráfica;
3) Familiarizar-se com a totalidade dos modelos apresentados bem como, em alguns casos, com a respetiva formalização matemática.
Programa
1. O Objeto da Economia
1.1. O problema económico
1.2. A Economia como ciência social
1.3. Os instrumentos da economia
1.4. Os agentes económicos
2. Princípios Básicos da Procura e Oferta
2.1. A teoria da procura
2.2. A teoria da oferta
2.3. A determinação do preço
2.4. Elasticidades
3. Aplicações em Política Microeconómica
3.1. O problema da agricultura
3.2. O problema da fixação de preços
4. Teoria do Comportamento do Consumidor
4.1. Utilidade e preferências
4.2. O equilíbrio do consumidor
4.3. Teoria do consumidor na prática
4.4. Comportamento em condições de incerteza
5. Produção e Custos
5.1. Teoria da produção
5.2. Teoria dos custos
6. Mercados e Preços
6.1. Concorrência perfeita
6.2. Monopólio
6.3. Oligopólio
6.4. Concorrência monopolística
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular desenvolve-se dividida semanalmente em uma aula teórica e uma aula prática, sendo que esta última prevê o seguimento/sedimentação dos assuntos tratados anteriormente. Tanto a aula teórica como a aula prática são colocadas à disposição dos alunos na plataforma destinada a este efeito (moodle.uac.pt). Acrescente-se o facto de estar à disposição de todos os alunos um horário de atendimento semanal de 2 horas para o esclarecimento de qualquer questão ou dúvida relacionada com a unidade curricular.
Bibliografia
Mankiw, Gregory (2020). Introdução à Microeconomia (tradução da 8ª edição norte-americana). Editora Cengage.
Samuelson, Paul A. e Nordhaus, William D. (2010). Economia (19ª Edição). McGraw Hill.