Introdução à Microeconomia

Código

0103164

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Obter uma compreensão, com abordagem intuitiva e gráfica, dos princípios básicos da microeconomia, nomeadamente, as teorias do consumidor e do produtor, bem como as organizações de mercado;
2) Adquirir conhecimentos no que respeita a compreensão dos assuntos anteriormente mencionados, com abordagem intuitiva e gráfica;
3) Familiarizar-se com a totalidade dos modelos apresentados bem como, em alguns casos, com a respetiva formalização matemática.

Programa

1. O Objeto da Economia

1.1. O problema económico

1.2. A Economia como ciência social

1.3. Os instrumentos da economia

1.4. Os agentes económicos

2. Princípios Básicos da Procura e Oferta

2.1. A teoria da procura

2.2. A teoria da oferta

2.3. A determinação do preço

2.4. Elasticidades

3. Aplicações em Política Microeconómica

3.1. O problema da agricultura

3.2. O problema da fixação de preços

4. Teoria do Comportamento do Consumidor

4.1. Utilidade e preferências

4.2. O equilíbrio do consumidor

4.3. Teoria do consumidor na prática

4.4. Comportamento em condições de incerteza

5. Produção e Custos

5.1. Teoria da produção

5.2. Teoria dos custos

6. Mercados e Preços

6.1. Concorrência perfeita

6.2. Monopólio

6.3. Oligopólio

6.4. Concorrência monopolística

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular desenvolve-se dividida semanalmente em uma aula teórica e uma aula prática, sendo que esta última prevê o seguimento/sedimentação dos assuntos tratados anteriormente. Tanto a aula teórica como a aula prática são colocadas à disposição dos alunos na plataforma destinada a este efeito (moodle.uac.pt). Acrescente-se o facto de estar à disposição de todos os alunos um horário de atendimento semanal de 2 horas para o esclarecimento de qualquer questão ou dúvida relacionada com a unidade curricular.

Bibliografia

Mankiw, Gregory (2020). Introdução à Microeconomia (tradução da 8ª edição norte-americana). Editora Cengage. 

Samuelson, Paul A. e Nordhaus, William D. (2010). Economia (19ª Edição). McGraw Hill.

Método de Avaliação