Marketing do Turismo

Código

0105118

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Definir os conceitos básicos de marketing e o propósito do marketing no setor da hospitalidade, das viagens e do turismo;
2) Entender o modelo das cinco etapas do processo de marketing;
3) Compreender as principais tendências e forças que estão a moldar o ambiente de marketing;
4) Explicar o papel do marketing no planeamento estratégico;
5) Estudar o comportamento de compra no mercado de consumo e no mercado empresarial;
6) Desenvolver estratégias de marketing e um marketing mix orientados para a criação de valor no setor da hospitalidade, das viagens e do turismo;
7) Compreender a crescente influência das novas tecnologias de marketing digital e da globalização dos negócios sobre a atuação dos gestores, as marcas e os consumidores;
8) Fomentar o pensamento crítico e o debate, analisando casos de estudo e realizando exercícios e estimular as competências de pesquisa de mercado, trabalho em grupo e comunicação oral.

Programa

1. O Processo de Marketing no Âmbito do Turismo
1.1 Introdução ao marketing do turismo
1.2 As caraterísticas do marketing de serviços no turismo
1.3 O papel do marketing no planeamento estratégico

2. O Marketing Estratégico no Âmbito do Turismo
2.1 O ambiente de marketing
2.2 O sistema de informação de marketing
2.3 Comportamento de compra no mercado de consumo
2.4 Comportamento de compra no mercado empresarial
2.5 Estratégia de marketing orientada para a criação de valor

3. O Marketing Mix no Âmbito do Turismo
3.1 Conceção e gestão de produtos e marcas
3.2 Marketing interno
3.3 Preço
3.4 Canais de distribuição
3.5 Comunicação integrada de marketing e publicidade
3.6 Relações públicas e promoção de vendas
3.7 Venda pessoal
3.8 Marketing direto, digital, móvel e dos media sociais

Métodos de Ensino

O método de ensino baseia-se na exposição dos conteúdos programáticos e na discussão e análise crítica das temáticas abordadas e de casos práticos. Utilizam-se diapositivos e suportes visuais de multimédia na exposição oral dos conteúdos e identificam-se e facultam-se referências bibliográficas de suporte ao acompanhamento do programa, bem como ao estudo de casos. Toda a informação relevante sobre a disciplina é disponibilizada online através da plataforma MOODLE. Fomentam-se sessões de trabalho em grupo sob a orientação do docente. A avaliação contínua compreende a participação nas aulas e debates e a elaboração de um projeto/resolução de case studies sob a orientação da docente, com apresentação oral, bem como a realização de um teste escrito.

Bibliografia

Bibliografia Principal

  • Kotler, P., Bowen, J.T., & Baloglu, S. (2021). Marketing for Hospitality and Tourism (8th ed.). Pearson.
  • Sarmento, E. M., Abranja, N., & Carvalho, R. V. (2022). Plano de Marketing e Marketing Digital na Hotelaria e no Turismo. Lidel.

 

Bibliografia Complementar

  • Couto, J. P., Faias, C. e Soares Faias, C. (2009). Marketing Turístico: Conceitos e Tendências. Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico.
  • Middleton, V.T.C., Fyall, A., Morgan, M. e Ranchhod, A. (2009). Marketing in Travel and Tourism (4th ed.). Butterworth-Heinemann.
  • Moniz, Ana I. (2009). A Sustentabilidade do Turismo em Ilhas de Pequena Dimensão: O Caso dos Açores. Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico.
  • Artigos científicos, casos de estudo e outros recursos que serão indicados ao longo do semestre.

Método de Avaliação