Instrumentos Financeiros

Código

0201018

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1) Promover o conhecimento e compreensão dos conceitos teóricos e práticos de marketing de serviços, em especial aqueles que derivam das diferenças entre os produtos tangíveis e os serviços;
2) Dotar os alunos das competências necessárias para a análise das especificidades do marketing de serviços;
3) Estimular o desenvolvimento da consciencialização para as várias estratégias de marketing de serviços;
4) Promover o reconhecimento do comportamento do consumidor como determinante para a economia dos serviços;
5) Desenvolver a capacidade de tomada de decisão estratégica e operacional para empresas de serviços.

Programa

1. Os Mercados de Derivados

2. Forwards
2.1 Avaliação
2.2 Cobertura de risco, arbitragem e especulação

3. Futuros
3.1 Avaliação
3.2 Cobertura de risco, arbitragem e especulação

4. Opções
4.1 Avaliação
4.2 Cobertura de risco, arbitragem e especulação

5. Swaps
5.1 Avaliação
5.2 Cobertura de risco, arbitragem e especulação

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino da unidade curricular assenta em 50% de aulas teóricas e 50% de aulas teórico-práticas. Nas aulas teóricas prevalece o método de ensino expositivo, com interpolação dos estudantes e discussão das temáticas apresentadas. Nas aulas teórico-práticas são discutidos diversos exercícios e casos, com uma participação muito ativa dos estudantes.

 

Bibliografia

Bibliografia principal
- Benninga, S. (2010). Principles of Finance with Excel (2nd ed.). Oxford University Press.
- Hull, J. (2022). Options, Futures and Other Derivatives (11th ed.). Pearson.


Bibliografia complementar
- Benninga, S. (2014). Financial Modeling (4th ed.) The MIT Press.
- Bodie, Z., Kane, A., & Marcus, A. J. (2021). Investments (12th ed.). McGraw-Hill.

Método de Avaliação