Mercado de Capitais
Código
0201022Créditos ECTS
7.5Objetivos
1) Compreender os conceitos estruturantes de Marketing e a sua função;
2) Identificar oportunidades e ameaças em ambientes altamente competitivos e em constante mutação;
3) Dominar conceptual e operacionalmente as principais técnicas de Marketing Estratégico;
4) Diagnosticar e desenvolver soluções para os problemas de Marketing;
5) Desenvolver competências de comunicação oral e escrita;
6) Incentivar a criatividade e a organização de trabalho em equipa.
Programa
1. Mercados financeiros
1.1 Organização dos mercados financeiros
1.2 Globalização dos mercados financeiros
1.3 Regulação dos mercados financeiros
1.4 Bolsas e índices bolsistas internacionais
1.5 Fundos de investimento
1.6 Securitização
2. Teoria da carteira e modelos de avaliação de ativos financeiros
2.1 Teoria da carteira
2.2 Capital Asset Pricing Model (CAPM)
2.3 Index model
2.4 Arbitrage Pricing Theory (APT) ou modelo de fatores múltiplos
3. Títulos de rendimento fixo
3.1 Preços e yields de obrigações
3.2 A estrutura temporal das taxas de juro
3.3 Gestão de carteiras de Obrigações
4. Avaliação de desempenho de carteiras
4.1 Importância da avaliação do desempenho
4.2 Medidas da avaliação do desempenho
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino da unidade curricular assenta em 50% de aulas teóricas e 50% de aulas teórico-práticas. Nas aulas teóricas prevalece o método de ensino expositivo, com interpolação dos estudantes e discussão das temáticas apresentadas. Nas aulas teórico-práticas são discutidos diversos exercícios e casos, com uma participação muito ativa dos estudantes.
Bibliografia
Bibliografia principal
- Benninga, S. (2010). Principles of Finance with Excel (2nd ed.). Oxford University Press.
- Bodie, Z., Kane, A., & Marcus, A. J. (2021). Investments (12th ed.). McGraw-Hill.
Bibliografia complementar
- Benninga, S. (2014). Financial Modeling (4th ed.) The MIT Press.
- Elton, E. J., Gruber, M. J., Brown, S. J., & Goetzmann, W. N. (2014). Modern Portfolio Theory and Investment Analysis (9th ed.). Wiley.