Inglês II

Código

0104589

Créditos ECTS

6

Objetivos

Desenvolver competências linguísticas a nível B1.1 do Quadro Comum Europeu de Referência das Línguas

1. Falar: falar sobre tópicos comuns; descrever experiências, eventos, desejos e ambições; trocar informações e opiniões; produzir uma fala clara e fluida, apesar de alguma interferência da língua materna;

2. Escrever: escrever textos simples sobre tópicos ligados ao turismo; desenvolver um argumento lógico; produzir textos de correspondência (cartas, e-mail, etc.);

3. Escutar: compreender fala articulada com clareza; seguir o fio de um argumento desenvolvido; compreender emissões de interesse geral;

4. Ler: ler e compreender textos gerais sobre o turismo; identificar o argumento dum texto escrito; encontrar pormenores específicos.

Programa

1. Operação turística
1.1. Os papeis de agente de viagens e operador turístico
1.2. Tarefas: Ler e responder a e-mails, memorandos, cartas e mensagens telefónicas; lidar com ‘clientes’ em pessoa ou por telefone
1.3. Gramática: Exprimir tempo futuro; revisão de tempo, aspeto e modo dos verbos; adjetivos comparativos e superlativos; ordem dos adjetivos

2. Reuniões de negócios e negociação
2.1. Tarefas: marcar uma reunião e definir uma ordem de trabalhos; receber os participantes; defender um ponto de vista; fazer queixa ou resolver uma queixa
2.2. Gramática: Verbos modais; nomes contáveis e não-contáveis; preposições de tempo e de lugar

3. Viajar por avião
3.1. Tarefas: descrever os procedimentos no aeroporto e abordo do avião; lidar com viajantes em cada etapa do procedimento; fazer anúncios de aeroporto
3.2 Introdução à voz passiva

Métodos de Ensino

Uma Abordagem Comunicativa é adotada. As aulas são lecionadas exclusivamente em inglês, estruturadas nos modelos seguintes: apresentação, prática guiada, prática livre e produção ou envolver, estudar, ativar. O estudo e investigação autónomos são incentivados. O estudo intensivo de gramática ou de idioma é incorporado nas aulas sempre que necessário. Os alunos praticam a língua individualmente, em pares e em grupo. Recorre-se a situações simuladas para promover interação comunicativa e tornar a aprendizagem memorável. A autocorreção e a ajuda dos pares são incentivadas.

Bibliografia

AZAR, B. S. (1990). Understanding and Using English Grammar, Textbook and Workbooks A and B. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall.

BLAND, S. et al. (2012). Grammar Sense 3. Oxford: University Press.

BRYSON, B. (2000). The Mother Tongue: English and How It Got That Way. London & New York: Harper Collins.

CELCE-MURCIA, M. & LARSEN-FREEMAN, D. (1998). The Grammar Book: An ESL/EFL Teacher’s Course. Boston: Heinle & Heinle.

COE, N. et al. (2019). Oxford Practice Grammar: Basic. Oxford: University Press.

EASTWOOD, J. (2019). Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: University Press.

FUCHS, M. (2006). Focus on Grammar 3: An Integrated Skills Approach. New York: Pearson Longman.

MURPHY, R. (2004). English Grammar in Use. Cambridge: University Press.

NAYLOR, H. (2007). Essential Grammar in Supplementary Exercises. Cambridge: University Press.

PAVLIK, C. (2012). Grammar Sense 2. Oxford: University Press.

SWAN, M. & WALTER, C. (2011). Oxford English Grammar Course: Intermediate. Oxford: University Press.

Método de Avaliação