Inglês II

Código

0104589

Créditos ECTS

6

Objetivos

Desenvolver competências linguísticas a nível B1.1 do Quadro Comum Europeu de Referência das Línguas

1. Falar: falar sobre tópicos comuns; descrever experiências, eventos, desejos e ambições; trocar informações e opiniões; produzir uma fala clara e fluida, apesar de alguma interferência da língua materna;

2. Escrever: escrever textos simples sobre tópicos ligados ao turismo; desenvolver um argumento lógico; produzir textos de correspondência (cartas, e-mail, etc.);

3. Escutar: compreender fala articulada com clareza; seguir o fio de um argumento desenvolvido; compreender emissões de interesse geral;

4. Ler: ler e compreender textos gerais sobre o turismo; identificar o argumento dum texto escrito; encontrar pormenores específicos.

Programa

1. Operação turística
1.1. Os papeis de agente de viagens e operador turístico
1.2. Tarefas: Ler e responder a e-mails, memorandos, cartas e mensagens telefónicas; lidar com ‘clientes’ em pessoa ou por telefone
1.3. Gramática: Exprimir tempo futuro; revisão de tempo, aspeto e modo dos verbos; adjetivos comparativos e superlativos; ordem dos adjetivos

2. Reuniões de negócios e negociação
2.1. Tarefas: marcar uma reunião e definir uma ordem de trabalhos; receber os participantes; defender um ponto de vista; fazer queixa ou resolver uma queixa
2.2. Gramática: Verbos modais; nomes contáveis e não-contáveis; preposições de tempo e de lugar

3. Viajar por avião
3.1. Tarefas: descrever os procedimentos no aeroporto e abordo do avião; lidar com viajantes em cada etapa do procedimento; fazer anúncios de aeroporto
3.2 Introdução à voz passiva

Métodos de Ensino

Uma Abordagem Comunicativa é adotada. As aulas são lecionadas exclusivamente em inglês, estruturadas nos modelos seguintes: apresentação, prática guiada, prática livre e produção ou envolver, estudar, ativar. O estudo e investigação autónomos são incentivados. O estudo intensivo de gramática ou de idioma é incorporado nas aulas sempre que necessário. Os alunos praticam a língua individualmente, em pares e em grupo. Recorre-se a situações simuladas para promover interação comunicativa e tornar a aprendizagem memorável. A autocorreção e a ajuda dos pares são incentivadas.

Bibliografia

Harding, K. (2000). Going International – English for Tourism. Oxford University Press;

Lynch, T. & Anderson, K. (1992). Study Speaking. Cambridge University Press;

Materiais produzidas pelo docente também serão usadas.

Obras de referência recomendadas: 

- a dictionary of the English language;

- a thesaurus or synonyms finder;

- a bi-lingual dictionary (English/Portuguese);

- an up-to date English grammar book, such as Swan, M. & Walter, C. (2003). The Good Grammar Book. Oxford University Press.

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência - 35 %
  • 2.ª Frequência - 35 %
  • Assiduidade e Participação - 30 %