Inglês II

Código

0104589

Créditos ECTS

6

Objetivos

Desenvolver competências linguísticas a nível B1.1 do Quadro Comum Europeu de Referência das Línguas

1. Falar: falar sobre tópicos comuns; descrever experiências, eventos, desejos e ambições; trocar informações e opiniões; produzir uma fala clara e fluida, apesar de alguma interferência da língua materna;

2. Escrever: escrever textos simples sobre tópicos ligados ao turismo; desenvolver um argumento lógico; produzir textos de correspondência (cartas, e-mail, etc.);

3. Escutar: compreender fala articulada com clareza; seguir o fio de um argumento desenvolvido; compreender emissões de interesse geral;

4. Ler: ler e compreender textos gerais sobre o turismo; identificar o argumento dum texto escrito; encontrar pormenores específicos.

Programa

CONTEÚDO GRAMATICAL:

 

- Substantivos contáveis e não contáveis (glass/glasses, work/works, advice, homework)

- Expressões de medida e quantidade (a glass of milk, a carton of milk)

- Uso do artigo indefinido (a hotel, an hour, an effort, a European policy)

- Uso do artigo definido (substantivos contáveis plurais, substantivos abstratos, lugar vs. instituição)

- Formas dos pronomes (sujeito, complemento, reflexivo, demonstrativos, possessivos)

- Adjetivos (comparativo, superlativo, -ed, -ing) + ordem das palavras (wonderful, large double bed)

- Artigo definido e adjectivos (the rich, the homeless, the young, the poor)

- Substantivos utilizados como adjectivos (hotel reservation, street lights)

- Revisão e consolidação dos tempos verbais

- Verbos e expressões seguidas de gerúndio e/ou infinitivo

- Preposições de lugar e tempo (in, on, at, ago, during, for, before, since)

- Phrasal verbs

 

 

CONTEÚDO FUNCIONAL/NOCIONAL:

 

- Ser amigável e útil, lidar com pedidos de informação e interagir com os outros

- Descrever a realidade local, tradições e alimentos dentro de uma perspetiva global

- Utilização de modos de comunicação e explicação de aspetos dentro do campo de estudo

- Dar informações, confirmar acordos e escrever mensagens

- Ajudar as pessoas, pedir informações, oferecer ajuda e dar conselhos

- Lidar com queixas, conflitos e colegas/clientes difíceis

 

 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular:

 

Dando continuidade ao estudo prévio da língua, a disciplina de Inglês II reforça as competências linguísticas dos/as estudantes ao nível B1.1-B1.2 do Proficiency Level definido pelo Common European Framework of Reference for Language. Focando os parâmetros dos vários cursos, a disciplina baseia-se na Gramática do Inglês apresentada em relação às várias áreas de estudo: Relações Públicas, Comunicação Social, Estudos Europeus, etc. Ao reforçar as competências em Inglês ao nível intermédio-baixo, a disciplina de Inglês II trata as seguintes questões: lidar com clientes, ser cordial e responder a dúvidas e reclamações; organizar eventos, confirmar planos e escrever mensagens eletrónicas e cartas; comunicar por telefone, receber mensagens e apresentar informação e notícias; descrever os costumes, as tradições e as comidas dos Açores; considerar aspetos da realidade europeia no passado e no presente; e analisar a realidade dos Açores e de Portugal no contexto da Europa de hoje.

Métodos de Ensino

Uma seleção de clips de vídeo e áudio, artigos noticiosos, ensaios e outros textos será utilizada para estimular a discussão e/ou para introduzir os diferentes tópicos. Haverá uma abordagem integrada das quatro competências (ouvir, falar, ler e escrever), que será complementada pelo estudo intensivo de tópicos gramaticais e/ou do uso do inglês. Será dada ampla oportunidade aos estudantes de praticarem competências linguísticas, individualmente e em pares ou grupos.

Bibliografia

AZAR, B. S. (1990). Understanding and Using English Grammar, Textbook and Workbooks A and B. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall.

BLAND, S. et al. (2012). Grammar Sense 3. Oxford: University Press.

BRYSON, B. (2000). The Mother Tongue: English and How It Got That Way. London & New York: Harper Collins.

CELCE-MURCIA, M. & LARSEN-FREEMAN, D. (1998). The Grammar Book: An ESL/EFL Teacher’s Course. Boston: Heinle & Heinle.

COE, N. et al. (2019). Oxford Practice Grammar: Basic. Oxford: University Press.

EASTWOOD, J. (2019). Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: University Press.

FUCHS, M. (2006). Focus on Grammar 3: An Integrated Skills Approach. New York: Pearson Longman.

MURPHY, R. (2004). English Grammar in Use. Cambridge: University Press.

NAYLOR, H. (2007). Essential Grammar in Supplementary Exercises. Cambridge: University Press.

PAVLIK, C. (2012). Grammar Sense 2. Oxford: University Press.

SWAN, M. & WALTER, C. (2011). Oxford English Grammar Course: Intermediate. Oxford: University Press.

Método de Avaliação