Avaliação de Projetos

Código

0104565

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Conhecer o quadro de referência necessário à tomada de decisão racional em matérias do domínio avaliação de projetos de investimento em ativos reais;
2) Conhecer as principais ferramentas e técnicas de avaliação de investimentos;
3) Ter noção da importância do valor e das respetivas fórmulas de cálculo;
4) Reconhecer os conceitos subjacentes à determinação do risco e do custo de capital para projetos de investimento em ativos reais e estar familiarizado com a respetiva forma de cálculo;
5) Dominar os conceitos de base subjacentes à utilização de modelos de avaliação de ativos reais.

Programa

1.    Introdução - projeto e estratégia da empresa, definições e conceitos

2.    Principais etapas do projeto - ciclo do investimento

3.    Estudo de mercado, de localização e técnico

4.    Sistema integrado de informação

5.    Critérios de avaliação

6.    Métodos da teoria da decisão

7.    Análise de sensibilidade e risco

8.    Opções reais

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas são introduzidos os conceitos fundamentais, com rigor nos modelos financeiros mas nem sempre detalhados, não descurando o aspeto de aplicação sempre que possível. Nas aulas de resolução de problemas pretende-se ilustrar a aplicação dos conceitos das aulas teóricas e, simultaneamente, testar se estes foram devidamente assimilados pelos alunos. É apresentada uma coletânea (ilustrativa) de exercícios, que serão utilizados como instrumento de trabalho quer nas aulas teóricas quer nas aulas de resolução de problemas. Esta ilustração tem como principal objetivo a exemplificação de questões tipo que os alunos terão de resolver, com ou sem a ajuda do docente, de forma a aplicarem a teoria e os vários modelos/análises a situações práticas, que culminam com a realização de um trabalho de aplicação de conhecimentos relativos à realização de um estudo de viabilidade económico-financeiro e um plano de negócios.

Bibliografia

Brealey, R.; Myers, S.; and Allen, F. (2017). Principles of Corporate Finance (12th Ed.). McGraw-Hill Education.

Brealey, R.; Myers, S.; e Allen, F. (2008). Princípios de Finanças Empresariais (8ª Edição). McGraw-Hill Interamericana de España.

Brunner, R. (1999). Case Studies in Finance (3rd Edition). Irwin McGraw-Hill, Burr Ridge, Illinois.

Copeland, T; Koller, T.; e Murrin, J. (2000). Valuation. Measuring and Managing the Value of Companies, Third Edition, Wiley.

Couto, G. (2001). Estimação Temporal dos Betas – Uma aplicação ao mercado de capitais português. Série Moderna Finança 21. BVLP, Instituto Mercado de Capitais.

Couto, G. (2022). Finanças Empresariais Teoria e Prática, Rei dos Livros, ISBN: 978-9-89565-041-5.     

Couto, G.; Crispim, J.; Pimentel, P.; Lopes, M.; e Sousa, F. (2014). Avaliação de Investimentos (2ª Edição). Coleção Economia e Finanças. Áreas Editora.

Couto, G.; Porfírio, J.; e Lopes, M. (2004). Avaliação de Projectos. Da Análise Tradicional às Opções Reais. Publisher Team.

Damodaran, A. (2002). Investment Valuation (2nd Edition). Tools and Techniques for Determining the Value of Any Asset. John Wiley and Sons. New York.

Neves, J. (2002). Avaliação de Empresas e Negócios. McGraw-Hill Portugal.

Método de Avaliação