Controlo Orçamental
Código
0104613Créditos ECTS
6Objetivos
1) Reconhecer a importância da definição de objetivos na empresa, do planeamento proposto, da estratégia seguida e das metas definidas, para um eficaz controlo orçamental;
2) Elaborar orçamentos e perceber o encadeamento da realização dos mesmos;
3) Fazer uma correta e eficiente análise aos desvios existentes;
4) Retirar conclusões da análise, de forma a sugerir medidas corretivas.
Programa
1. INTRODUÇÃO
1.1. Gestão Orçamental – definição
1.2. Vantagens da Gestão Orçamental
1.3. Ética profissional na gestão orçamental
1.4. Contabilidade Analítica, Gestão Financeira, Gestão Orçamental e Controlo Orçamental.
2. PLANEAMENTO, ESTRATÉGIA E DECISÃO
2.1. Controlo de Gestão
2.2. Objectivos
2.3. Estratégia
2.4. Planeamento
2.5. Orçamentos
3. CUSTOS: TERMINOLOGIA E OBJECTIVOS
3.1. Definição de Custo
3.2. Classificação de Custos
3.3. Imputação de custos
4. ORÇAMENTOS DE EXPLORAÇÃO E FINANCEIROS
4.1. Orçamento de Exploração
4.2. Orçamentos Financeiros
5. DESVIOS
5.1. Desvio de Vendas
5.2. Desvio dos Gastos Comerciais
5.3. Desvio de Compras
5.4. Desvio de Custos de Produção
6. O SISTEMA ORÇAMENTAL
6.1. Formas e tipos de Orçamentos
6.2. Orçamento estático e Orçamento Flexível
6.3. Análise de desvios nas receitas
6.4. Análise de desvios em custos directos (nível 1, nível 2 e nível 3)
6.5. Análise de desvios em custos indirectos (nível 1, nível 2 e nível 3)
6.6. Casos Práticos
Métodos de Ensino
O curso assentará essencialmente em aulas presenciais nas quais se exige uma participação ativa dos alunos, não só através da interpelação direta do professor, quando a apresentação suscitar dúvidas, mas também através da apresentação na aula de temas específicos previamente preparados.
Nas aulas teóricas são introduzidos os conceitos fundamentais, com rigor nos modelos de construção de orçamentos e de análise de desvios, mas nem sempre detalhados, não descurando o aspecto de aplicação sempre que possível. Nesse sentido na primeira aula de cada capítulo é feita uma introdução ao tema, ilustrando com exemplos da vida empresarial. Nestas aulas de carácter essencialmente expositivo apela-se também aos alunos para a sua participação, fomentando a discussão dos modelos, dos pressupostos, e desenvolvendo a capacidade de crítica face aos resultados observados, sempre que possível (em oposição aos expectáveis, por exemplo).
Bibliografia
Caiado, A. (2008). Contabilidade Analítica e de Gestão (5ª Edição). Áreas Editora.
Franco, V. e Pereira, C. C. (2002). Contabilidade Analítica – Casos Práticos. Editora Rei dos Livros. Lisboa.
Horngren, C.; Datar, S.; e Rajan, M. (2014). Cost Accounting: A Managerial Emphasis (15th Edition). Pearson.