Marketing

Código

0200533

Créditos ECTS

4

Objetivos

1) Promover o conhecimento e compreensão conceitos estruturantes de marketing e as principais técnicas de marketing-mix;
2) Estimular o desenvolvimento da consciencialização para as várias tipologias de marketing;
3) Promover do reconhecimento do comportamento do consumidor como determinante para o desenvolvimento de novas ofertas de mercado;
4) Desenvolver a capacidade de tomada de decisão estratégica e operacional em marketing;
5) Dotar os alunos das competências necessárias para o desenvolvimento de um plano de marketing.

Programa

Ao longo desta unidade curricular serão desenvolvidos e aprofundados alguns dos conceitos de Marketing.
Os conteúdos serão lecionados com a seguinte estrutura:

1. Conceitos Fundamentais de Marketing

2. Auditoria do Ambiente de Marketing

3. Marketing Estratégico

4. Marketing Operacional

Métodos de Ensino

Para se alcançarem os objetivos da unidade curricular é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.  

Bibliografia

Armstrong, G. & Balasubramanian, P. (2026) Marketing: an introduction (16th), Prentice-Hall:New York

Armstrong, G.; Kotler, P. & Balasubramanian, S. (2025). Marketing: An Introduction, 16/E, Prentice-Hall: New York. 

Solomon, M.; Marshall, G.; Stuart, E.; Carlson, B. & Burkhalter, J. (2025). Marketing: Real People, Real Choices. 12/E, Prentice-Hall: New York.

Lovelock, Christopher H. (2023) Essentials of Services Marketing (4th), Prentice-Hall: New York

Outras referências apresentadas oportunamente durante as aulas.

Método de Avaliação