Inglês IV

Código

0105104

Créditos ECTS

6

Objetivos

Inglês IV desenvolve competências de língua inglesa a um nível intermédio-avançado (B2 do CEFR)
1. Adquirir e aplicar corretamente estruturas gramaticais diversas para um processo de comunicação eficaz e flexível;

2. Adquirir e aplicar corretamente vocabulário diversificado;

3. Elaborar textos de carácter social/profissional com alguma complexidade;

4. Praticar a leitura, a escrita e o diálogo em contextos sociais e profissionais diversos;

5. Utilizar o vocabulário e a sintaxe corretamente adaptados a diferentes contextos.

Programa

1. Áreas Temáticas: International Tourism, Society and Culture;

2. Áreas Gramáticas: Tense Revision, Conditionals, Comparing, Modal Verbs, Passives, Relative Clauses, Reported Speech;

2.1. Prática da compreensão e produção orais, através da análise e discussão de artigos e vídeos atuais e de debates sobre assuntos pertinentes à área de estudos dos alunos;
2.2. Pratica da compreensão e produção escritas, através da análise de textos e temas da atualidade, desenvolvendo competências para uma escrita analítica, bem como para a revisão e edição do trabalho escrito;
2.3. Focalização na gramática da língua inglesa, através da revisão e do estudo aprofundado dos conteúdos gramaticais correspondentes ao nível B2.

Métodos de Ensino

Tratando-se de uma língua estrangeira, em Inglês IV (nível B2), será privilegiada uma abordagem comunicativa centrada no aluno enquanto motor principal da análise de texto, debate, comentário e resumo.
Ao longo do semestre será adotada uma metodologia ativa que privilegie:
1. A prática comunicativa;

2. A produção de enunciados orais e escritos acerca de situações diversas de cariz pessoal e profissional na área do Turismo;

3. O desenvolvimento do vocabulário e da pronúncia, com vista a uma produção espontânea fluente.

O programa é centrado na utilização de artigos, textos e vídeos relevantes para a área de estudos dos alunos, assim como na exploração de vocabulário e estruturas gramaticais.

Bibliografia

Azar, B. S., & Hagen, S. A. (2016). Understanding and Using English Grammar (5th ed.). Pearson;

Goeldner, C. R. (2009). Tourism, Principles, Practices and Philosophies (11th ed.). Wiley;

Marks, J., & Wooder, A. (2007). Check your Vocabulary for Natural English Collocations. A&C Black;

Textos selecionados de várias fontes.

Método de Avaliação

  • Escrita de um texto expositivo/analítico - 25 %
  • Frequência - 25 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25 %
  • Uma apresentação oral - 25 %