Inglês IV

Código

0105104

Créditos ECTS

6

Objetivos

Inglês IV desenvolve competências de língua inglesa a um nível intermédio-avançado (B2 do CEFR)
1. Adquirir e aplicar corretamente estruturas gramaticais diversas para um processo de comunicação eficaz e flexível;

2. Adquirir e aplicar corretamente vocabulário diversificado;

3. Elaborar textos de carácter social/profissional com alguma complexidade;

4. Praticar a leitura, a escrita e o diálogo em contextos sociais e profissionais diversos;

5. Utilizar o vocabulário e a sintaxe corretamente adaptados a diferentes contextos.

Programa

Objetivos de aprendizagem:

Inglês IV desenvolve competências na língua inglesa ao nível B2+ (intermédio superior), de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, e organiza-se em torno de uma abordagem dinâmica de ensino, proporcionando aos alunos as competências e a confiança necessárias para comunicarem eficazmente em inglês, especialmente no setor do turismo. Há uma ênfase nas competências comunicativas, tanto escritas como orais, como preparação para uma carreira profissional na área. Dá-se especial atenção à interação oral, às estratégias de leitura, ao desenvolvimento do vocabulário e ao uso de estruturas gramaticais.

Os alunos serão capazes de:  
1. Adquirir e aplicar corretamente diferentes estruturas gramaticais para uma comunicação eficaz e flexível;
2. Desenvolver confiança em competências profissionais, tais como responder a inquéritos, promover destinos, oferecer aconselhamento, negociar, redigir e-mails e falar para grupos;
3. Adquirir e utilizar corretamente um vocabulário diversificado no setor do turismo;
4. Produzir textos sociais e profissionais com algum grau de complexidade;
5. Praticar leitura, escrita e interação oral em diferentes contextos sociais e profissionais;
6. Aprimorar o conhecimento do vocabulário especializado necessário para profissionais do turismo;
7. Desenvolver consciência linguística, utilizando vocabulário e sintaxe corretamente adaptados a diferentes contextos.

Conteúdos programáticos:

1. Áreas Temáticas: Turismo internacional, turismo nos Açores, tipos de turismo, sustentabilidade, conservação, património cultural, gastronomia, carreiras e hospitalidade;
2. Gramática: Tempos verbais, substantivos contáveis e incontáveis, previsões, condicionais, comparações, verbos modais, voz passiva, preposições e phrasal verbs, orações relativas e discurso indireto.

Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem:

As competências descritas nos objetivos são reforçadas pelos conteúdos do programa, bem como pelos materiais e exercícios destinados ao desenvolvimento da expressão escrita e oral. O material de apoio estará disponível para os alunos na plataforma Moodle. Os exercícios dos manuais possibilitam o desenvolvimento de várias competências gramaticais e lexicais. A prática da compreensão e produção oral é aprofundada através de debates e discussões organizadas em aula, bem como de apresentações sobre temas relacionados com a área de estudo dos alunos.

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino:

No Inglês IV (nível B2+ do QECR), será adotada uma abordagem ativa, comunicativa e centrada no aluno. As aulas serão baseadas numa variedade de exercícios práticos, utilizando estudos de caso, textos e vídeos. Os alunos terão múltiplas oportunidades para produção oral e escrita, trabalho em pares e grupos, e simulações de cenários reais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem:

Até ao final do Inglês IV, os alunos deverão ser capazes de:
1. Demonstrar uma consciência linguística desenvolvida e adequada ao nível B2+ para fornecer um serviço de atendimento ao cliente de qualidade em inglês;
2. Compreender o conteúdo de um texto avançado sobre turismo;
3. Discutir os principais papéis e responsabilidades dos profissionais do turismo;
4. Escrever e-mails profissionais, cartas de solicitação e confirmação, reservas, folhetos e conteúdos para websites;
5. Apresentar a história, cultura, gastronomia e atrações turísticas dos Açores;
6. Comunicar com espontaneidade e confiança, permitindo uma conversa lógica e coerente;
7. Fornecer informações detalhadas sobre serviços turísticos e itinerários;
8. Expressar-se de forma clara e detalhada sobre uma ampla variedade de temas, tanto oralmente como por escrito;
9. Utilizar corretamente terminologia especializada em turismo.

Bibliografia

Bibliografia:

Murphy, R. (2019). Grammar in Use, Cambridge University Press.
Strutt, P. (2013). English for International Tourism, Pearson.

Além disso, materiais das aulas e textos autênticos selecionados de várias fontes.

Observações:

Docência assegurada pela Dra. Susan Dee Toepke.

Método de Avaliação