Negociação e Comunicação

Código

0201032

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1) Abordar os conceitos e elementos fundamentais da negociação e da comunicação organizacional;
2) Facultar ferramentas de trabalho úteis em contextos negociais com objetivos comerciais e em processos de comunicação pessoais e organizacionais;
3) Proporcionar conhecimentos que contribuam para a melhoria do processo de tomada de decisão de modo a aumentar a performance das organizações;
4) Apresentar e discutir casos baseados em situações reais;
5) Fomentar o pensamento crítico e o debate, analisando casos de estudo e realizando exercícios e estimular as competências de pesquisa de mercado, liderança, trabalho em equipa e comunicação oral.

Programa

I Parte – Negociação em contexto comercial

1.As empresas relacionais e a emergência das competências emocionais/relacionais
2. A negociação em contextos relacionais
3. Negociação com emoção: erros e agenda em contextos relacionais
4. As competências emocionais na negociação em contextos relacionais

II Parte – Comunicação pessoal e organizacional

5. Estilos pessoais de comunicação
6. Comunicação formal e informal nas organizações
7. Comunicação eficaz

Métodos de Ensino

Em sala de aula, o método de ensino baseia-se na exposição dos conteúdos programáticos e na discussão de exemplos. Para orientar o ensino e a aprendizagem, utilizam-se diapositivos na exposição oral dos conteúdos e é facultada uma lista de bibliografia de suporte aos conteúdos do programa, para leituras complementares (livros, artigos e páginas Web). Toda a informação relevante sobre a unidade curricular é disponibilizada online através da plataforma MOODLE. Para desenvolver as capacidades de trabalho em equipa e de comunicação oral, os participantes devem realizar um projeto em grupo sobre as temáticas abordadas na disciplina, que permite a aplicação dos conteúdos em contexto real e sobre o qual é produzido e entregue um relatório escrito e realizada uma apresentação oral em aula, para avaliação.

Bibliografia

Bibliografia principal:

  • Carvalho, J. C. (2020). Negociação (6ª ed.). Sílabo.
  • Carvalho, J. C. (2010). Negociação para (In)competentes Relacionais (2ª ed.). Sílabo.
  • Rego, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional: Teoria e Prática (4ª ed.). Sílabo.

 

Bibliografia complementar:

  • Clampitt, P. G. (2001). Communicating for managerial effectiveness. Sage.
  • Cloke, K., & Goldsmith, J. (2011). Resolving Conflicts at Work: Ten Strategies for Everyone on the Job (3rd ed.). Wiley.
  • Corvette, B. A. (2006). Conflict Management: A Practical Guide to Developing Negotiation Strategies. Prentice Hall.
  • Cunha, M. P., Lopes, M. P., Rego, A., & Ceitil, M. (2007). Organizações positivas: Manual de Trabalho e Formação. Sílabo.
  • Cunha, M. P., Cunha, R. C., Rego, A., Neves, P., & Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª ed.). Editora RH.
  • Jesuíno, J. C. (1992). A Negociação: Estratégias e táticas. Texto Editora.
  • Sander, P. (2019). Negociação - Tudo o que Precisa Saber. Jacarandá.
  • Listagem de livros recomendados pelo Programa de Negociação de Harvard:https://www.pon.harvard.edu/daily/negotiation-training-daily/negotiation-books-a-negotiation-reading-list
  • Outra bibliografia indicada ao longo do semestre.

Método de Avaliação