Estudos de Mercado

Código

02017392

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1) Identificar as principais técnicas de estudos de mercado, a sua utilidade e as suas limitações;
2) Compreender a importância da gestão da informação na definição das estratégias de marketing;
3) Desenvolver/estruturar um plano de estudos de mercado;
4) Acumular conhecimentos para efetuar uma recolha e tratamento estatístico dos dados;
5) Inferir conclusões com base nos resultados obtidos nos tratamentos estatísticos dos dados.

Programa

  1. Introdução aos Estudos de Mercado e ao marketing inteligente aplicado.
  2. O processo de investigação científica e aplicada a negócios.
  3. Design da investigação qualitativo e quantitativo
  4. Recolha, preparação e análise de dados qualitativos e quantitativos.
  5. Técnicas usuais de análise de dados qualitativo e quantitativo com apoio de software
  6. Sistemas de apoio à decisão em marketing.
  7. O marketing inteligente.
  8. Elaboração de estudos de mercado.

 

Métodos de Ensino

A lecionação é composta por aulas teóricas complementadas por aulas teórico-práticas. Em cada aula, metade do tempo é alocada à apresentação e discussão dos conceitos fundamentais, ilustrados com exemplos atuais da realidade empresarial portuguesa e internacional, e na segunda metade é efetuada a discussão de um caso que enquadre os conceitos e métodos abordados. Também são adotadas práticas de aprendizado baseadas na perspectiva da metodologia Work-based-Learning. Trabalhos em grupo, seminários e palestras são utilizados como complemento às aulas teórico-empíricas. 

 

 

Bibliografia

Adams, J., Khan, H. T A.,  Raeside, R,  & White, D. (2007 ). Research Methods for Graduate Business and Social Science Students. Thousand Oaks: Sage Publications Inc.

Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores. Guia de Formatação de Dissertações de Mestrado, Trabalhos de Projeto e Relatórios de Estágio.

Fisher, C., Buglear, J., Lowry, D., Mutch, A., & Tansley, C. (2010). Researching and Writing a Dissertation: An essential guide for business students, (3rd edition). Essex: Pearson Education Limited.

Fundação para a Ciência e Tecnologia (SD). Código de Conduta: investigadores, universidades. Instituições de investigação e instituições de financiamento. Lisboa: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Hamnes, H. (2013). COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers. Disponível em: https://publicationethics.org/files/Peer%20review%20guidelines.pdf.

Hemachandran, K., & Rodriguez, R. V. (Eds.). (2023). Artificial intelligence for business: An implementation guide containing practical and industry-specific case studies. CRC Press.

Kihlstrom, G. (2024). Using AI in marketing: An introduction. Walter de Gruyter GmbH & Co KG. https://elib.vku.udn.vn/bitstream/123456789/5609/1/2024.%20Using%20AI%20in%20Marketing%20an%20Introduction.pdf  

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2024). Marketing 6.0: el futuro es inmersivo. Lid Editorial.

Malhotra, N. (2019). Marketing Research: an applied orientation (7th Ed.). Pearson Education.

O'Gorman, K. & MacIntosh, R. (2014). Research Methods for Business & Management: A Guide to Writing Your Dissertation. Oxford: Goodfellow Publishers Ltd.

Universidade dos Açores (2015). Código de Ética da Universidade dos Açores. Despacho n.º 9795/2015, publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 167 , de 27 de agosto.

Método de Avaliação