Estudos de Mercado
Código
02017392Créditos ECTS
7.5Objetivos
1) Identificar as principais técnicas de estudos de mercado, a sua utilidade e as suas limitações;
2) Compreender a importância da gestão da informação na definição das estratégias de marketing;
3) Desenvolver/estruturar um plano de estudos de mercado;
4) Acumular conhecimentos para efetuar uma recolha e tratamento estatístico dos dados;
5) Inferir conclusões com base nos resultados obtidos nos tratamentos estatísticos dos dados.
Programa
- Introdução aos Estudos de Mercado e ao marketing inteligente aplicado.
- O processo de investigação científica e aplicada a negócios.
- Design da investigação qualitativo e quantitativo
- Recolha, preparação e análise de dados qualitativos e quantitativos.
- Técnicas usuais de análise de dados qualitativo e quantitativo com apoio de software
- Sistemas de apoio à decisão em marketing.
- O marketing inteligente.
- Elaboração de estudos de mercado.
Métodos de Ensino
A lecionação é composta por aulas teóricas complementadas por aulas teórico-práticas. Em cada aula, metade do tempo é alocada à apresentação e discussão dos conceitos fundamentais, ilustrados com exemplos atuais da realidade empresarial portuguesa e internacional, e na segunda metade é efetuada a discussão de um caso que enquadre os conceitos e métodos abordados. Também são adotadas práticas de aprendizado baseadas na perspectiva da metodologia Work-based-Learning. Trabalhos em grupo, seminários e palestras são utilizados como complemento às aulas teórico-empíricas.
Bibliografia
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