Empreendedorismo e Inovação em Turismo

Código

02017237

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1. Compreender os principais conceitos de empreendedorismo, inovação, ecossistemas de empreendedorismo e inovação, em interface
com o turismo;
2. Dominar as ferramentas de User Experience (UX) e Design Thinking para a inovação em turismo e incremento da experiência do turista;
3. Ser capaz de elaborar e gerir projetos turísticos sustentáveis;
4. Saber definir indicadores para monitorização de projetos turísticos sustentáveis.
5. Desenvolver iniciativa empreendedora e capacidade de inovação em turismo.

Programa

1. Conceitos de empreendedorismo e inovação
1.1 Empreendedorismo: conceitos e tipos de empreendedores
1.2 Inovação: conceitos e abordagens

2. Ecossistemas de empreendedorismo e inovação em turismo
2.1 Atores sociais dos ecossistemas de empreendedorismo em turismo
2.2 Ecossistemas de inovação em turismo: componentes e estratégias de fomento

3. Experiência do usuário em turismo – User Experience (UX)
3.1 Pontos de contato do turista
3.2 Experiência turística e o incremento da experiência do usuário

4. Design thinking aplicado ao turismo
4.1 Design thinking enquanto ferramenta
4.2 Turismo e design thinking

5. Elaboração e gestão de projetos turísticos sustentáveis
5.1 Principais componentes de projetos turísticos
5.2 Business Model Canvas aplicado a projetos turísticos
5.3 Gestão de projetos turísticos

6. Indicadores para a gestão sustentável de projetos turísticos
6.1 Linhas norteadoras para a sustentabilidade de projetos
6.2 Indicadores de monitorização de projetos

Métodos de Ensino

A unidade curricular desenvolve-se a partir da realização de aulas teórico-práticas e da aplicação do conhecimento à realidade local e regional. Para se alcançarem os objetivos estabelecidos, há a combinação de vários elementos, a saber, exposição dialogada de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, realização de dinâmicas em grupo, trabalhos escritos e debates. As estratégias pedagógicas delineadas têm por objetivo a compreensão, assim como a aplicação do conhecimento teórico-conceitual adquirido pelos estudantes. Nas aulas que contabilizam horas de contacto na modalidade de ensino a distância síncrono (até 25%, ou seja, 15 horas), serão realizadas tarefas de aprendizagem enquadradas na plataforma Moodle (ou outra em uso na UAc), solicitando a participação ativa dos alunos através, por exemplo, de análise de casos de estudo ou de artigos científicos.

A avaliação é efetuada por meio da realização de um teste de frequência (50%) e de um projeto (50%), ou por exame (100%).

Bibliografia

- Bessant, J., & Tidd, J. (2011). Innovation and Entrepreneurship (2nd ed.). Wiley.
- Brown. T. (2018). Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas Ideias. Alta Books.
- Dixit, S. K. (Ed.) (2020). The Routledge Handbook of Tourism Experience Management and Marketing. Routledge.
- Dornela, J. C. A. (2008). Empreendedorismo: transformando ideais em negócios (3ª ed. revisada e atualizada). Campus.
- Hisrich, R. D., & Peters, M. P. (2004). Empreendedorismo (5ª ed.). Bookman.
- Hisrich, R. (2015). International Entrepreneurship: starting, developing, and managing a global venture. SAGE Publications.
- Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. Wiley.
- Schwalbe, K. (2008). An Introduction to Project Management (2nd ed.). Course Technology INC International Concepts, Cengage Learning.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %